Logo da Faculdade Phorte

Você sabe qual a importância da Pedagogia Hospitalar?

Imagem da notícia Você sabe qual a importância da Pedagogia Hospitalar?

Você sabe qual a importância da Pedagogia Hospitalar?

Diferentemente do que muitos imaginam, o pedagogo pode exercer suas habilidades em diferentes ambientes, e não apenas em escolas. A Pedagogia Hospitalar, por exemplo, é uma área pouco discutida e relativamente nova, que direciona os profissionais para atuarem em hospitais, ambulatórios ou até no próprio domicílio dos alunos.

Esse acompanhamento oferece ao aluno que está na condição de paciente – necessitando, portanto, de cuidados especiais – a oportunidade de continuar seus estudos, evitando abandonar a aprendizagem e, com isso, a possível perda do ano letivo. A atuação do profissional pedagogo junto a crianças e a adolescentes hospitalizados ou em tratamento médico, que ficam impossibilitados de continuar os estudos em sala de aula, é de extrema importância para o bom desenvolvimento acadêmico desses alunos. Essa alternativa evita o atraso escolar e contribui para a recuperação dos estudantes como pacientes, uma vez que auxilia na melhora da autoestima e serve de motivação na busca de bons resultados.

Esse tipo de atendimento envolve muitos critérios. É preciso, por exemplo, que o pedagogo hospitalar utilize abordagens educacionais diferenciadas, conforme a situação específica que levou o aluno a estar em tratamento de saúde, respeitando suas limitações, o espaço onde está e o tempo que ele tem disponível para o aprendizado.

Sem dúvida, esta é uma área de grandes desafios para o profissional de Pedagogia que objetiva trilhar essa jornada. A atualização do seu conhecimento deve ser constante, uma vez que sua relação com o aluno irá mais além do aprendizado, incluindo também o processo social do indivíduo, levando em conta suas interações familiares, em conjunto com o tratamento de saúde e o desenvolvimento do seu bem-estar.

A coordenação pedagógica do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade Phorte almeja uma profunda qualificação de seus alunos. Assim, apesar de se tratar de uma temática nova no mercado, foi integrada à matriz curricular do curso a disciplina “Educação para o escolar em tratamento de saúde”.

Acesse a página do curso e confira a matriz curricular completa.

Inscrições abertas para o vestibular 2019!
 

Leia também:

O pedagogo e suas atividades como profissional
A educação escolar do jovem em tratamento de saúde
Licenciatura em Pedagogia: por que garantir o diploma?


Fonte: educamaisbrasil.com.br