Sustentabilidade empresarial: o que é, qual sua importância e qual a relação com as profissões

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e políticas tomadas por empresas para atuar de uma forma mais consciente, ou seja, todo o processo que envolve a gestão sustentável dos negócios, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e sociais da atuação da empresa.

Essas políticas permeiam as diversas áreas de uma empresa e são centradas em decisões economicamente sustentáveis, socialmente responsáveis, que visam ao desenvolvimento sustentável.

Ter um posicionamento sustentável deve fazer parte da estratégia da empresa, o que se desdobra para os planos táticos e operacionais, envolvendo, assim, desde o planejamento até a execução.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

Empresas, organizações e instituições que adotam algum alinhamento com causas socioambientais, como medidas de proteção do meio ambiente, têm melhor aceitação no mercado.

Como mostrado por uma pesquisa, a Edelman Trust Barometer, 97% dos entrevistados esperam que as empresas solucionem algum problema social, o que indica que os brasileiros, cada vez mais, procuram marcas engajadas.

Assim, podemos inferir que, para além de produzir um impacto positivo no meio ambiente e também na sociedade, a implementação de uma gestão sustentável também traz grandes vantagens para as empresas.

Vantagens da gestão sustentável

A aplicação de uma gestão sustentável tem inúmeros pontos positivos, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Entre as vantagens, podemos citar:

• Cria um ambiente favorável para o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos baseados em valores significativos, melhorando a imagem e a reputação da marca.

• Mantém um clima organizacional engajado em uma causa, o que acaba por motivar os colaboradores.

• Expansão das oportunidades de negócios e aumento da competitividade no mercado.

• Redução dos impactos ambientais.

Sustentabilidade empresarial: está relacionada a qual profissão/área?

Na verdade, a sustentabilidade empresarial não está ligada a uma área ou profissão específica. Quando esse tipo de alinhamento é feito estrategicamente, todos os setores de uma empresa ou indústria são impactados.

Porém, quando pensamos em gestão e processos internos, vemos na Administração, nos Recursos Humanos, nos Processos Gerenciais e na Logística áreas de extrema importância para o planejamento e a execução das ações sustentáveis.

Administração e Processos Gerenciais e a sustentabilidade: é parte fundamental da administração pensar na sustentabilidade empresarial, promovendo ações visando à ética, à gestão ambiental e à sustentabilidade empresarial.

Recursos Humanos e a prática sustentável: a partir das diretrizes estratégicas, cabe aos recursos humanos, por exemplo, engajar os colaboradores em torno da sustentabilidade e de práticas voltadas à preservação do meio ambiente, favorecendo, assim, um clima organizacional favorável.

Logística: com a Logística, podemos pensar em todo o escopo do planejamento e da execução de uma Logística Reversa, visando à coleta e à restituição de resíduos sólidos que seriam descartados no meio ambiente, para reaproveitamento ou destinação adequada.

Sustentabilidade empresarial na prática

Agora que já sabemos o que é, qual a importância e qual a ligação entre as profissões e a sustentabilidade empresarial, vamos mostrar alguns exemplos de práticas sustentáveis que podem ser adotadas pelas instituições no dia a dia:

• Reduzir (ou abolir) o uso de descartáveis, principalmente de plástico.

• Economizar papel, água e energia.

• Investir na reciclagem de resíduos sólidos, como papel, plástico, metal e vidro.

• Proporcionar treinamentos, workshops e palestras sobre tópicos de sustentabilidade no ambiente de trabalho.

• Criar ou apoiar financeiramente projetos de preservação ao meio ambiente.

• Utilizar fontes de energia renováveis.

• Propor e incentivar que os colaboradores se voluntariem em algum projeto focado em preservação ambiental.

Então, agora que conhecemos mais sobre a importância da sustentabilidade empresarial, podemos ver que a adoção de estratégias sustentáveis pode ter diversas vantagens, tanto para a instituição quanto para a sociedade.

Artigos Relacionados

Comentários