Saiba mais sobre a graduação em Pedagogia

Imagem da notícia Saiba mais sobre a graduação em Pedagogia

Saiba mais sobre a graduação em Pedagogia

Não é novidade que o professor exerce um papel essencial para a formação e o desenvolvimento de qualquer indivíduo, sendo um dos profissionais mais importantes para a estruturação e a transformação da sociedade. Para os jovens que desejam seguir essa carreira, apesar de toda a insegurança pelas críticas negativas à área, é válido ressaltar a importância da atuação desse profissional em todos os contextos da vida. O pedagogo pode atuar em várias vertentes, seja elas profissionais ou não.

Com duração de quatro anos, a grade curricular de Pedagogia varia muito de instituição para instituição, mas geralmente conta com as disciplinas de História da Educação; Sociologia; Psicologia da Educação; Didática; Filosofia Básica; Conceitos Básicos da Administração, Sociedade etc. Nos semestres finais, o aluno precisa fazer um estágio obrigatório supervisionado.

Mercado de trabalho para o pedagogo

Há várias oportunidades para o formando em Pedagogia. É uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94,13% dos pedagogos estão empregados. Além das salas de aula, são muitas as vagas em concursos públicos, e também na produção de conteúdo e produtos específicos, como programas, livros didáticos e até brinquedos voltados ao público infantil. Confira algumas áreas de atuação:

- Professor(a) no ensino infantil, ensino fundamental I (1º ao 5º ano), na educação especial de crianças, jovens e adultos.

- Gestão de escolas, podendo atuar como orientador ou coordenador.

- Pedagogia hospitalar.

- Treinamento e desenvolvimento profissional em empresas.

- Atividades em organizações não governamentais (ONGs).

- Consultor e/ou assessor de empresas, trabalhando com treinamentos corporativos.

- Bibliotecas.