Saiba mais sobre a graduação em Pedagogia

Com duração de quatro anos, a grade curricular de Pedagogia varia muito de instituição para instituição, mas geralmente conta com as disciplinas de História da Educação; Sociologia; Psicologia da Educação; Didática; Filosofia Básica; Conceitos Básicos da Administração, Sociedade etc. Nos semestres finais, o aluno precisa fazer um estágio obrigatório supervisionado.

Mercado de trabalho para o pedagogo

Há várias oportunidades para o formando em Pedagogia. É uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94,13% dos pedagogos estão empregados. Além das salas de aula, são muitas as vagas em concursos públicos, e também na produção de conteúdo e produtos específicos, como programas, livros didáticos e até brinquedos voltados ao público infantil. Confira algumas áreas de atuação:

– Professor(a) no ensino infantil, ensino fundamental I (1º ao 5º ano), na educação especial de crianças, jovens e adultos.

– Gestão de escolas, podendo atuar como orientador ou coordenador.

– Pedagogia hospitalar.

– Treinamento e desenvolvimento profissional em empresas.

– Atividades em organizações não governamentais (ONGs).

– Consultor e/ou assessor de empresas, trabalhando com treinamentos corporativos.

– Bibliotecas.