Pedagogia: 4 fatos sobre esse curso que você não sabia

Imagem da notícia Pedagogia: 4 fatos sobre esse curso que você não sabia

Pedagogia: 4 fatos sobre esse curso que você não sabia

Pensando em iniciar a graduação em Pedagogia? Para não restar dúvidas se esta é a carreira certa para você, separamos algumas informações interessantes para auxiliar nessa escolha tão importante.
 

  1. 1. Diferente das outras licenciaturas

O curso de Licenciatura em Pedagogia habilita o profissional a ensinar as crianças da educação infantil e do Ciclo I, também conhecido como ensino fundamental I (1º ao 5º ano), ao contrário das licenciaturas de cursos específicos como História, Geografia, Matemática etc., que habilitam o professor para o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e o ensino médio.
 

  1. 2. A área de atuação não se resume à sala de aula

Com essa formação, o profissional pode trabalhar como coordenador ou diretor nas escolas, no EJA (Ensino de Jovens e Adultos), na alfabetização de crianças com necessidades especiais, além de poder atuar em cursos didáticos a distância e no próprio monitoramento e acompanhamento acadêmico em instituições. Também há oportunidades de atuação em espaços não escolares, como hospitais e ONGs, que buscam trabalhar o relacionamento com crianças enfermas ou que lidam com outras adversidades. São muitas as oportunidades para quem se interessa pela área de Pedagogia, e caso você queira saber mais sobre o respectivo mercado de trabalho, acesse este post.
 

  1. 3. Não faltam vagas de emprego para os recém-formados

A concorrência nas vagas de trabalho em Pedagogia não é tão acirrada como em outras áreas, e 95% dos pedagogos do Brasil estão empregados. Porém, com a base salarial variando de R$ 1.445 a R$ 4.762, conforme dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), aqueles que se mantêm atualizados em seus estudos irão se sobressair em sua carreira. Felizmente, em algumas empresas, há programas internos para que os profissionais aprimorem suas habilidades, com bolsas de estudos em cursos de pós-graduação, por exemplo. A iniciativa estimula os alunos e transforma a visão dos que julgam a área como “desvalorizada”.
 

  1. 4. A gratidão dos alunos é a maior recompensa de um pedagogo

Quando focamos no ambiente escolar, o pedagogo possui uma tarefa de extrema responsabilidade, mas que exige muitos esforços. Alfabetizar um aluno pode ser trabalhoso, pois o ensino não envolve somente as disciplinas aplicadas, mas todo o relacionamento social que se dá na sala de aula. Muitas vezes, o comportamento dos alunos não é dos mais educados, e, em certos casos, os professores também precisam lidar com os pais. Nada é mais gratificante, porém, do que observar os alunos aprendendo os ensinamentos do professor e construindo os próximos passos de sua caminhada individual.
 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o curso de Pedagogia, o que acha de conhecer alguns espaços voltados a ele? Agendando uma visita ao nosso campus, é possível conhecer a nossa brinquedoteca, por exemplo. Aproveite esta oportunidade e entre em contato conosco.