Os cursos mais pesquisados e com maior empregabilidade para você fazer a escolha certa

Os cursos mais pesquisados

De acordo com o Mapa do Ensino Superior, lançado em 2019 pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), os cursos mais pesquisados na internet são, em ordem, Direito, Medicina, Psicologia, Administração e Enfermagem. Trata-se de carreiras já bastante tradicionais no mercado, que estão sempre em alta na procura.

Além disso, de acordo com um levantamento da plataforma digital Quero Bolsa, a área da Saúde vem ganhando destaque especial no interesse dos futuros universitários. A pesquisa aponta que o total de ingressantes em cursos da área da Saúde, como Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, aumentou 104,45% entre 2010 e 2017, ao mesmo tempo que o aumento foi de 48,2% no geral do ensino superior.

Ainda, segundo o Censo da Educação Superior, a área de Comércio e Administração recebeu 771 mil calouros no período de 2010 a 2017, seguida por Formação de Professores, com 592 mil, Saúde, com 398 mil, e Direito, com 215 mil.

Os cursos que mais empregam

Essa procura não é à toa. Alguns desses cursos são muito tradicionais, o que justifica a alta procura em qualquer época, mas os níveis de empregabilidade nessas carreiras também desempenham um grande papel na busca. Uma análise da Revista QB, com base nas contratações formais de nível superior registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), constatou as profissões que mais empregaram em 2018:

• Analista de Desenvolvimento de Sistemas: 51.102 contratações

• Enfermeiro: 50.495 contratações

• Farmacêutico: 41.257 contratações

• Administrador: 34.456 contratações

• Analista de Recursos Humanos: 18.557 contratações

• Contador: 18.037 contratações

A área de Tecnologia está em constante crescimento, já a da Saúde, representada pela Enfermagem, aponta a procura certeira dos novos universitários. Outro destaque que essa pesquisa revela é a força da área de Negócios, representada pela empregabilidade dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Por serem cursos bastante versáteis e imprescindíveis para o funcionamento de qualquer empresa ou instituição, são carreiras que mantêm os bons níveis de empregabilidade, mesmo que a economia esteja em um período difícil.

Os cursos da Faculdade Phorte têm alta empregabilidade

Os cursos da área de Negócios estão entre os maiores destaques da Faculdade Phorte. A instituição planeja o currículo de cada curso com base no mercado de trabalho, de modo a otimizar o tempo do curso.

Tanto o curso de Administração, oferecido na modalidade bacharelado, quanto o curso de Processos Gerenciais, oferecido como graduação tecnológica, funcionam em módulos fechados. Ao término de cada semestre, o estudante obtém uma certificação parcial de desempenho de determinada função ou especialização, o que facilita a ele colocar seu currículo no mercado, mesmo que ainda não esteja formado.

Como exemplo, veja abaixo os módulos do curso de Administração. Cada um deles oferece uma certificação:

• Módulo Organização Empresarial

• Módulo Sustentabilidade Empresarial

• Módulo Finanças

• Módulo Marketing e Cadeia de Suprimentos

• Módulo Gestão Organizacional

• Módulo Gestão de Pessoas e Processos

• Módulo Negócios e Mercado

• Módulo Gestão Contemporânea

Você sabia que a graduação em Administração é uma das três mais buscadas pelos jovens no Brasil? Caso você seja um dos que possui interesse pelo curso, aproveite para conhecer o bacharelado ofertada pela Faculdade Phorte. Agende uma visita ao campus e confira de perto toda a infraestrutura da primeira faculdade da Bela Vista!