O que faz um pedagogo?

Você já parou para pensar como seria fazer o curso de Pedagogia? A ideia de estar dentro de uma sala de aula não se encaixa com você? A área de Pedagogia é muito conhecida e tem como sua grande representatividade o trabalho com crianças dentro de uma sala de aula. Mas será que essa é a única vertente que um pedagogo pode seguir?

Embora a Pedagogia seja a ciência do ensino, ela vai além da sala de aula. As transformações tecnológicas e as necessidades da sociedade atual fizeram com que o pedagogo se tornasse um profissional multidisciplinar, com oportunidades de trabalho cada vez maiores.

Apresentamos agora 8 áreas que você pode seguir ao se formar em Pedagogia:

1 – Instituições Hospitalares

pedagogia em instituições hospitalares

Trabalhar com crianças é uma das principais tarefas de um pedagogo, mas isso pode ser feito tanto dentro como fora da sala de aula. A Pedagogia Hospitalar, por exemplo, consiste na atuação de um pedagogo dentro de instituições hospitalares, dedicando-se ao desenvolvimento e ao ensino de crianças e jovens que estejam impossibilitados de estar presentes no âmbito escolar.

Por meio da Pedagogia Hospitalar, é possível proporcionar a oportunidade de aprendizado para crianças e jovens que estão vivendo no hospital, adequando o ensino de acordo com as necessidades de cada um, para se obter o melhor desenvolvimento possível.

curso de excel básico

Veja como fica mais claro entender essa atividade a partir do exemplo abaixo.

Júlia é uma criança canhota que estava brincando em seu quarto e escorregou, quebrando seu braço esquerdo ao tentar se apoiar durante sua queda. Ela e seus pais vão correndo para o hospital e lá, após o atendimento, são notificados que ela ficará internada para observação. Impossibilitada de conseguir usar seu braço esquerdo nos próximos meses, Julia corre o risco de perder grande parte de seu período escolar. É nesse momento que o Pedagogo Hospitalar entra em ação.

No momento em que o Profissional de Pedagogia é acionado, ele entrará em contato com o médico responsável, com os familiares e com a escola de Júlia para verificar a melhor maneira de ela continuar seu aprendizado escolar. Assim, futuramente, ao voltar para a escola, Júlia conseguirá seguir com sua turma sem problemas.

Em todo esse processo, é preciso uma grande análise do pedagogo para saber lidar com as especificidades de cada situação, uma vez que irá tratar diretamente com diferentes pessoas, mas principalmente com crianças e jovens que poderão estar fragilizados emocionalmente. Nesse sentido, é preciso o uso da sensibilidade e da empatia do profissional de Pedagogia Hospitalar.

Viu como a atuação de um pedagogo pode ser valiosa dentro de um hospital e, principalmente, para o desenvolvimento de uma criança? Para aquelas pessoas que gostam de um pouco mais de ação, dá uma olhada na próxima área.

2 – Sala de Aula

pedagogia em sala de aula

Aqueles que imaginam a sala de aula como algo monótono e entediante estão muito enganados. Trabalhar dentro de uma sala de aula requer muita atenção e dinamismo por parte do profissional de Pedagogia.

Ao se formar em Pedagogia, você estará capacitado para dar aulas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano), em creches, em escolas públicas ou privadas e na educação de jovens e adultos. Abaixo, explicamos um pouco melhor como funciona cada um desses ambientes.

Educação Infantil – Trata-se de um ambiente onde o pedagogo irá trabalhar com crianças de 0 a 6 anos. É um dos segmentos mais procurados dentro da Pedagogia. A utilização de técnicas criativas e inovadoras de ensino faz parte do cotidiano do profissional desse segmento, que tem por objetivo desenvolver a primeira de muitas etapas da educação de uma criança.

Ensino Fundamental I – Essa etapa de ensino inclui as turmas do 1º ao 5º ano. Nela acontece um aprofundamento da alfabetização e do letramento. É o momento em que começam a se tornar mais visíveis as características individuais de cada criança e a forma como interpretam e enfrentam as situações dentro da sala de aula.

Jovens e Adultos – A educação de jovens e adultos lida com pessoas já mais velhas que, por motivos diversos, não tiveram a oportunidade de estudo em alguma etapa do ciclo escolar. Ao contrário das duas opções de atuação de um pedagogo citadas anteriormente, a de jovens e adultos é completamente diferente, já que se trata de pessoas com características de personalidade, pensamentos e ideologias já estruturados.

3 – Tecnologia

pedagogia em tecnologia

Com o avanço da tecnologia, as crianças tendem a cada vez mais buscar conteúdo na internet para o seu desenvolvimento. Nesse contexto, como desenvolver um aplicativo ou um jogo virtual de qualidade e que seja efetivo para o aprendizado?

A ajuda de um pedagogo, nesse caso, é muito procurada pelos desenvolvedores de programas. Com a junção das duas áreas, Pedagogia e Tecnologia da Informação, é possível criar incríveis ferramentas de aprendizado, como o desenvolvimento de jogos para oEnem, que teve em torno de cinco milhões de inscritos no ano de 2019 e é considerado o maior vestibular do país.

4 – Psicopedagogia

psicopedagogia

Você se considera uma pessoa analítica? Se sim, essa é a área da Pedagogia ideal para você. A Psicopedagogia é um segmento construído a partir da junção da Pedagogia com a Psicologia.

O profissional que optar por seguir nesse ramo deverá analisar os processos e aplicar técnicas de aprendizagem considerando as dificuldades de cada indivíduo, sejam elas sociais, físicas ou emocionais. Saindo um pouco do ambiente da sala de aula, o Psicopedagogo pode atuar em consultórios, ONGs, hospitais e até mesmo empresas.

5 – Administração Escolar

pedagogia em administração escolar

Se você gosta do ambiente escolar, tem perfil de liderança, mas não se vê dentro de uma sala de aula, seguir na área de Administração Escolar é uma ótima opção. Administradores escolares são conhecidos também como diretores e coordenadores das instituições de ensino.

Mas, afinal, o que faz um Administrador Escolar?

O profissional de Administração Escolar irá tratar com diversos públicos: professores, alunos, pais e responsáveis e também com outros profissionais da instituição. Com suas habilidades de liderança, o Diretor deverá analisar as manobras pedagógicas para que não afetem de maneira negativa os públicos com que ele trabalha.

Ao atuar dentro de uma instituição de ensino, o Coordenador, por sua vez, deverá trabalhar diretamente com o corpo docente, indicando e ajustando as práticas educacionais aplicadas aos alunos da instituição. Realizar a coordenação de todos professores não é uma tarefa fácil, porém, é de suma importância para um bom andamento do ano letivo.

O pedagogo que optar por seguir nesse segmento deverá possuir as características de um bom líder, para assim ter sucesso em sua carreira profissional. Algumas dessas características são:

– delegar tarefas;

– traçar objetivos e metas;

– saber identificar os pontos fracos e fortes da instituição;

– acompanhar o trabalho dos colaboradores;

– saber dar e receber feedbacks;

– dar o exemplo de um bom trabalho;

– saber trabalhar com diversos perfis e saber aproveitar a individualidade de cada um;

– ser uma pessoa acessível.

Há aqueles que pensam que a Administração Escolar é algo mecânico e engessado, porém, como podemos perceber, o Administrador Escolar estará sempre em contato com públicos diferentes, o que torna a profissão muito dinâmica e com experiências diversas.

6 – Editoras

pedagogia em editoras

As editoras que publicam obras sobre educação infantil estão sempre produzindo novos livros. E como elas conseguem estabelecer quais assuntos serão abordados e também a qualidade do conteúdo produzido?

Por trás dessa grande produção editorial, as grandes editoras trabalham com pedagogos especializados, os quais, além de trabalhar na produção de conteúdo, podem, inclusive, coordenar o desenvolvimento do material didático.

7 – Educação Especial

pedagogia em educação especial

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que a Educação Especial é direcionada para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Com o grande crescimento do ramo nos últimos anos, esta se tornou uma das principais atividades exercidas por um Pedagogo. Aqui, a principal tarefa do profissional será analisar as dificuldades que o aluno tem e traçar um planejamento com a metodologia de ensino adequada, para que, assim, se obtenha um bom desenvolvimento no aprendizado.

A área não está ligada ao sistema regular de educação do país. Apesar do movimento de educação inclusiva estar em ascensão, as escolas regulares ainda não têm base suficiente para atender a essas pessoas. Existem diversos casos de despreparo das escolas e de falta de profissionais especializados para saber lidar com as diferenças dos alunos que necessitam de atenção especial.

8 – Pesquisa Científica 

pedagogia em pesquisa científica

Dentro da Pedagogia, existe também a possibilidade de seguir na área de pesquisa em educação. Mas como isso funciona?

Se você é uma pessoa apaixonada pelo desenvolvimento de estudos e realmente tem garra e talento para isso, é possível que você ganhe dinheiro com essa atividade.

Ao iniciar um novo estudo dentro da área, você não estará apenas aprendendo novas coisas, mas também contribuindo para toda a esfera da Pedagogia e seu desenvolvimento como ciência.

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, a maneira de educar está sempre em transformação. Novos estudos são iniciados todos os anos para entender a aplicabilidade das novas tendências e como usá-las a favor da Pedagogia.

O profissional que decidir seguir na área de Pesquisa Científica terá um grande leque de opções. Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, a Pedagogia está sempre em evolução, com novas oportunidades surgindo a todo instante.

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia em São Paulo na Faculdade Phorte.

Artigos Relacionados

Comentários