O que é Metodologia Ativa? Entenda e saiba qual o seu impacto em sala de aula

Imagem da notícia O que é Metodologia Ativa? Entenda e saiba qual o seu impacto em sala de aula

O que é Metodologia Ativa? Entenda e saiba qual o seu impacto em sala de aula

Para entendermos o que é a Metodologia Ativa e qual o seu potencial na formação acadêmica dos jovens, é preciso entender que, enquanto o ensino tradicional é voltado para a leitura, a escuta e a observação, esse formato concentra todos os seus esforços em gerar discussão e aprendizado enquanto se pratica uma tarefa.
 

O que é Metodologia Ativa?

Metodologias Ativas são métodos inovadores cujo foco é desenvolver uma aprendizagem significativa, na qual os alunos aprendam a partir do uso de práticas e experiências cotidianas. Para isso, o professor atua com funcionalidades online, como as ferramentas do Google for Education, por exemplo.
 

A interação com o ambiente digital já faz parte da vivência dos jovens, e as Metodologias Ativas aproveitam esse fato para desenvolver o aprendizado dos estudantes. Diferentemente do modelo tradicional de ensino, nesse caso, o professor deixa de ser um locutor e passa a ser um mediador, enquanto os próprios alunos expõem seus pontos de vista sobre um assunto predeterminado.
 

Ou seja, a Metodologia Ativa faz o caminho inverso. Propõe-se um assunto a respeito do qual o jovem deve inteirar-se da maneira que lhe for mais conveniente (pesquisa na internet, em livros, em materiais fornecidos pelo próprio educador etc.). Depois, em sala de aula, o professor pode instigar uma discussão sobre o assunto com a turma.
 

Quais os formatos da Metodologia Ativa?

Essa metodologia objetiva a liberdade e a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. Portanto, muitos dos formatos da Metodologia Ativa lançam mão da tecnologia. Em geral, o método de ensino prioriza a resolução de problemas, permitindo que os alunos sejam criativos, inovadores e empreendedores. Confira alguns exemplos de formato:
 

– Aula dialogada

– Aula invertida

– Dinâmica de grupo

– Estudo de caso

– Estudo dirigido

– Filmes

– Gamificação

– PBL (aprendizagem baseada em problemas)

– Seminários

– Simulação

 

LEIA TAMBÉM:

+ Conheça o curso de Processos Gerenciais da Faculdade Phorte!
+ Administração é uma das carreiras mais promissoras atualmente
+ Pedagogia: 4 fatos sobre esse curso que você não sabia

 

Google for Education

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Presente em mais de 180 países e utilizada por milhões de alunos e professores, a solução engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, incluindo o Google Classroom, bem como os Chromebooks, que são notebooks de baixo custo, que se diferenciam pela simplicidade, rapidez e segurança.

Com o programa Google for Education, a interatividade e a aprendizagem colaborativa – associadas às práticas de ensino híbrido, à utilização das ferramentas Google e ao uso de aplicativos de jogos educativos, de realidade virtual, de realidade aumentada e de aulas invertidas – permitem a inserção de um ensino inovador e tecnológico em sala de aula. Isso contribui para o incentivo à pesquisa e ao trabalho em equipe, bem como para a solução de desafios. Tudo para transformar o aluno no protagonista de sua própria aprendizagem.


Fonte: quecurso.com.br; educacao.estadao.com.br