O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

Imagem da notícia O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

"Não pense que o que diz é empatia. Assim que pensa que o que diz é empatia, estamos distantes do objetivo. Empatia é onde conectamos nossa atenção, nossa consciência, não o que falamos." – Marshall Rosenberg


A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma abordagem criada pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg, com vistas ao estabelecimento de relacionamentos mais autênticos, honestos e transparentes. Isso significa que podemos iniciar uma conversa transformando nossas intenções iniciais com o objetivo de criar uma “conexão” com o outro, ou seja, de uma forma mais leve e “desarmada”, sem uma fala ofensiva ou defensiva, que aprendemos a utilizar ao longo da vida, e permitindo deixar visíveis nossas vulnerabilidades.

A maioria das bases educacionais e morais que conhecemos é um tanto violenta. Ao estabelecermos noções rígidas de certo e errado, estabelecemos também as ideias implícitas de mérito e punição. Essa abordagem possibilita observar tanto as nossas necessidades não atendidas quanto as da outra pessoa. Todo esse processo acontece por meio da empatia, que nos ajuda a nos colocarmos no lugar do outro, gerando uma maior e melhor compreensão entre as partes envolvidas. Outra característica importante da CNV é que ela serve tanto para a conexão interpessoal quanto para a conexão individual e sistêmica.


Leia também:
Você sabe qual a importância da Pedagogia Hospitalar?
1ª ação de rua do projeto “Bixiga – TransformAção Sustentável”
 

Quem foi Marshall Rosenberg?

Marshall Rosenberg (1934-2015) é PhD em Psicologia Clínica pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). Pacifista e criador da Comunicação Não Violenta, um processo de comunicação que ajuda as pessoas a resolver conflitos e diferenças pacificamente. Fundador da ONG Center for Nonviolent Communication (CNVC), cujo escritório está localizado em Albuquerque, Novo México, onde ele vive.

O autor introduziu programas de paz em regiões assoladas por guerras, como Sérvia, Croácia, Burundi e Sri Lanka, e as técnicas da CNV estão sendo ensinadas em escolas na antiga Iugoslávia e em Israel. Rosenberg fez várias viagens para mediar conflitos.

 

Aula inaugural sobre CNV

No próximo dia 1o de agosto, a Faculdade Phorte terá uma aula inaugural especial sobre a temática da CNV, a ser ministrada pela psicóloga e consultora empresarial Alessandra Hetch.

O evento é gratuito e com número limitado de vagas. Entre em contato pelos telefones (11) 2222-1222 / (11) 98253-2417 e faça sua inscrição.


Fonte: marciookabe.com.br; papodehomem.com.br; gruposummus.com.br