O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

Imagem da notícia O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

"Não pense que o que diz é empatia. Assim que pensa que o que diz é empatia, estamos distantes do objetivo. Empatia é onde conectamos nossa atenção, nossa consciência, não o que falamos." – Marshall Rosenberg

A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma abordagem criada pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg, com vistas ao estabelecimento de relacionamentos mais autênticos, honestos e transparentes. Isso significa que podemos iniciar uma conversa transformando nossas intenções iniciais com o objetivo de criar uma “conexão” com o outro, ou seja, de uma forma mais leve e “desarmada”, sem uma fala ofensiva ou defensiva, que aprendemos a utilizar ao longo da vida, e permitindo deixar visíveis nossas vulnerabilidades.

A maioria das bases educacionais e morais que conhecemos é um tanto violenta. Ao estabelecermos noções rígidas de certo e errado, estabelecemos também as ideias implícitas de mérito e punição. Essa abordagem possibilita observar tanto as nossas necessidades não atendidas quanto as da outra pessoa. Todo esse processo acontece por meio da empatia, que nos ajuda a nos colocarmos no lugar do outro, gerando uma maior e melhor compreensão entre as partes envolvidas. Outra característica importante da CNV é que ela serve tanto para a conexão interpessoal quanto para a conexão individual e sistêmica.