O pedagogo e suas atividades como profissional

A pedagogia é uma área que estimula o processo de aprendizagem das pessoas. Nela, o aluno desenvolve reflexões em relação ao comportamento humano, principalmente quando voltado às fases iniciais da vida, além de analisar todo o processo educacional proposto pelo país.

Há várias oportunidades para os profissionais em concursos. E, quando envolvido em órgãos públicos, é de responsabilidade do próprio pedagogo fiscalizar as leis de ensino do país e conferir se as escolas estão obedecendo tudo aquilo que foi proposto. Vale dizer que essa é uma atividade incomum, já que muitos pensavam na função de professor como a única exercida por alguém formado nesse campo de estudos.

O pedagogo é habilitado para trabalhar no ensino, na organização e na gestão de processos educacionais. A prática como educador pode ser realizada no ensino infantil, ensino fundamental I (1º ao 5º ano), na educação especial de crianças e jovens, e também, na formação e na reintegração de jovens e adultos no ambiente escolar.

É interessante pensar que a profissão possui um papel importante no combate à exclusão social, seja em relação às necessidades físicas de um indivíduo, ou no que se refere às necessidades sociais e educacionais do mesmo, provindas da ausência de uma expertise anterior. Todas essas “dificuldades especiais” são trabalhadas pelo pedagogo. O profissional também pode atuar como orientador ou coordenador nas escolas. Outras tarefas envolvem elaborar e analisar conteúdos específicos, como programas, livros didáticos e até brinquedos voltados ao público infantil.

A graduação em Pedagogia é uma das três mais buscadas pelos jovens no Brasil e, caso você também seja um dos que se interessa pelo curso, aproveite para conhecer a licenciatura ofertada pela Faculdade Phorte. Agende uma visita ao campus e seja bem-vindo aos estudos!