O estágio no curso de Pedagogia

O estágio é considerado obrigatório no curso de Pedagogia. Realizado nos últimos períodos da graduação, o aluno frequenta uma escola para participar das ações nela realizadas, monitorando e relacionando-se não só com os professores, mas também com os alunos e com a coordenação escolar.

Em geral, os estágios do curso de Pedagogia são voltados ao ensino infantil e aos primeiros anos do ensino fundamental. Ao lidar diretamente com as crianças, o graduando aprende sobre os cuidados básicos de higienização e alimentação dos pequenos, bem como sobre as atividades a serem desenvolvidas nessa fase de aprendizagem e que são essenciais para a saúde física, emocional e intelectual das crianças, desenvolvendo a socialização, a autoestima e a criatividade.

O estágio no ensino fundamental I pode ser um pouco mais trabalhoso do que no ensino infantil, mas é importante para que o graduando possa conhecer as práticas pedagógicas de perto, observando como o docente organiza o ensino e o aplica em sala de aula. A interação com o professor é importante para que o estagiário consiga entender como é planejada a sequência das aulas, se elas se relacionam com outras disciplinas e se é utilizado um sistema de apostilas ou livros didáticos, entre outras metodologias aplicáveis.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, aproveite a oportunidade e conheça mais detalhes desse curso na Faculdade Phorte!