A educação infantil é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento do indivíduo como ser social. Nesse período, grandes descobertas são feitas e a criança passa a entender o que gosta e o que não gosta, entre outras características que podem ser preservadas até a vida adulta. Entretanto, nem sempre foi assim. Até algumas décadas atrás, a criança não se autovalorizava, e, assim como os adultos, fossem seus pais ou demais familiares, não pensava nela mesma e em seu papel no ambiente cultural e social em que vivia.
Essa observação é recente, mas foi introduzida na grade curricular do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade Phorte. Todo esse contexto é discutido na disciplina “Fundamentos da educação para a infância”, ministrada pela Professora Doutora Shirley Rodrigues Maia.
Além dessa visão, a professora Shirley esclarece que também se iniciou um processo assistencial aos pequenos, o qual 10 anos atrás era contemplado no curso de Assistência Social, e hoje foi incluído na matriz de Educação, sendo compreendido como um processo que deve fazer parte da vida da criança como ser humano.
Se esse assunto desperta o seu interesse, assista à palestra EAD da Professora Shirley. Na palestra, ela explica a concepção de infância, a educação inclusiva e as propostas pedagógicas para a educação inclusiva, entre outros assuntos.
Leia também:
• Direito, Pedagogia e Administração são os cursos mais procurados, segundo Censo
• Brinquedoteca: a arte de aprender brincando
• O estágio no curso de Pedagogia