Nota do Enem 2018 foi divulgada na sexta-feira, dia 18

No dia 18 de janeiro, foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2018. Todas as informações estão disponibilizadas na Página do Participante e no Aplicativo do Enem. No ano passado, dos 5.513.662 inscritos, 4.139.319 compareceram aos locais das provas em todo o país, representando uma participação de 75,1% e abstenção de 24,9%, menor número de ausentes da história do exame, de acordo com o Inep.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais. A partir do dia 18 de janeiro, apenas os participantes regulares terão acesso ao boletim de desempenho individual para consulta, mas o espelho das redações será disponibilizado posteriormente, ainda no primeiro semestre de 2019.

Treineiros do Enem

Para os treineiros do Enem, a previsão é que o boletim de desempenho seja disponibilizado a partir de 18 de março. São considerados treineiros os participantes que tenham menos de 18 anos no primeiro dia de realização do exame e que concluirão o ensino médio após o ano letivo de 2018.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece uma pontuação fixa para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Desse modo, se a questão apresentar um grande número de acertos, será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos, mas se tiver um alto índice de erros, será considerada difícil e valerá mais pontos. Até mesmo o acerto casual (chute) é previsto na TRI.

Ensino Superior

As notas do Enem podem ser usadas em programas do Governo Federal para o acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), destinado a vagas em instituições públicas, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), cuja aprovação garante uma bolsa de estudo em instituições privadas.

Com a pontuação, também é possível se candidatar a vagas em universidades portuguesas, além da possibilidade de se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e conseguir empréstimo a juros zero (modalidade Fies) ou a juros definidos por instituições financeiras (modalidade P-Fies). A nota também viabiliza a entrada dos estudantes em faculdades privadas com desconto nas mensalidades e/ou com a dispensa do vestibular para o ingresso.

A Faculdade Phorte utiliza a nota do Enem para que os candidatos ingressem em seus cursos com maior facilidade. Aproveite para conhecê-los e inicie sua graduação em 2019!

Fonte: educacao.uol.com.br; em.com.br; portaldoholanda.com.br