Faculdade Phorte - Montar um currículo é mais fácil do que parece!

Montar um currículo é mais fácil do que parece!

curriculo

Montar um currículo é mais fácil do que parece!

Um currículo, ou melhor, o famoso CV (curriculum vitae), é um documento em que o profissional descreve suas experiências, suas habilidades e sua formação acadêmica, entre outras informações que vão evidenciar seus atributos na hora da busca por emprego. 
 
Por incrível que pareça, montar um currículo pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, se você quer saber como montar um currículo bem estruturado, este é o lugar certo!
 

A importância de um currículo bem-feito

O currículo é o cartão de visitas do profissional. Isso significa que é uma ferramenta pela qual o profissional vai se apresentar e que, por isso, é importantíssima durante a busca por aquela vaga dos sonhos. 
 
Como currículo e planejamento se relacionam, é sempre bom evitar receitas prontas e investir um tempo no planejamento da sua carreira, tendo em vista que um currículo bem elaborado, que efetivamente reflete seu histórico pessoal e profissional, faz toda a diferença num processo seletivo.
 
Aliás, uma boa forma de começar a pensar em um plano para sua carreira é fazendo um teste vocacional. Assim, você consegue descobrir um pouco mais sobre seu perfil e até receber dicas de possíveis profissões que se enquadram nele. 
 
Então, um currículo bem-feito é importante porque:
 
 • muitas vezes, representa seu primeiro contato com o empregador;
 • é a ferramenta que lhe possibilita fisgar o empregador e, assim, conseguir aquele emprego;
 • é um documento que sintetiza a sua narrativa profissional, isto é, pode ser o canal para deixar transparecer sua trajetória;
 • reflete sua personalidade e suas expectativas, possibilitando à empresa ter uma ideia se o seu perfil se encaixa na cultura organizacional.
 

Como montar um currículo

Como destacado anteriormente, não adianta buscar uma receita pronta para montar um currículo bem-estruturado. Isso vai depender muito do seu planejamento profissional, tendo em vista a carreira que quer seguir.
 
Porém, existem alguns tópicos indispensáveis quando se trata de um currículo. Veja abaixo:
 

Dados pessoais

Por se tratar de sua identificação, esta é a primeira informação que deve constar no seu currículo.
 
Seu nome, número de telefone, e-mail para contato e endereço de alguma rede social (por exemplo, LinkedIn) devem estar numa parte destacada do seu CV, para que possam ser visualizados facilmente.
 

Formação acadêmica

A formação acadêmica é que vai permitir que você ocupe determinados cargos; por isso, evidencie bem a instituição de ensino e a data de formação.
 
Vale lembrar que um dos problemas por não iniciar uma faculdade é justamente a impossibilidade de concorrer a algumas vagas, tornando mais difícil, evidentemente, alcançar uma colocação no mercado de trabalho. 
 
salário mínimo

Experiência e histórico profissional

Este, para alguns cargos, é um dos pontos principais para os recrutadores. Por isso, coloque a informação clara de todas as antigas ocupações, com ano de entrada e de saída. Além disso, destaque as atividades exercidas durante o período.
 

Atividades complementares

Este campo deve ser destinado a todas as atividades extras atreladas à sua formação. Para aqueles que estão procurando ingressar no mercado de trabalho, este é um tópico importantíssimo. 
 
Coloque, por exemplo, cursos, trabalhos voluntários e eventos profissionais, entre outros tópicos que achar necessário. 
 
Em resumo, um currículo bem-estruturado deve ser objetivo, completo e fácil de entender. Ele deve trazer experiências, informações profissionais e conhecimentos que sejam coerentes com a sua personalidade. E aqui devemos lembrar: não tenha medo de colocar o seu toque. Afinal, o maior objetivo é o currículo demonstrar quem você realmente é.