Metodologia ativa propõe nova forma de aprendizado em sala de aula

Imagem da notícia Metodologia ativa propõe nova forma de aprendizado em sala de aula

Metodologia ativa propõe nova forma de aprendizado em sala de aula

Implementado no final da década de 1970, o ensino EAD continua em ascensão e ganhando cada vez mais notoriedade na área educacional. Seu viés tecnológico e seu potencial de ensino e aprendizagem fizeram o formato presencial, quase que obrigatoriamente, evoluir no uso das tecnologias e aprimorar suas metodologias.

Para quem aposta no ensino presencial e investe em inovação na sala de aula, há muitas formas de aprendizado que estimulam os alunos e despertam o seu real interesse pelos assuntos discutidos. O modelo tradicional, com lousa e giz, alunos como ouvintes e recipientes de conteúdos, sem grande troca de informações entre o aluno e o professor, está em desuso e não agrada mais os jovens contemporâneos, que têm uma natureza mais energética.

O uso de metodologias ativas em sala de aula

A contemporaneidade fez com que as instituições precisassem se adaptar para as novas tecnologias e metodologias de ensino, uma vez que o perfil dos alunos não é o mesmo de anos atrás. Todas as ferramentas utilizadas em aula refletem no comportamento dos alunos, razão pela qual é importante que o ambiente acadêmico esteja adequado às transformações tecnológicas educacionais.

Entre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem mais utilizadas e que entregam melhores resultados, podemos citar a sala de aula invertida (flipped classroom), o ensino por pares (peer instruction), o design thinking, a aprendizagem baseada em games e a gamificação.