Metodologia Ativa na Graduação

O ensino dinâmico com base na interação entre professores e alunos representa uma nova temática, junto aos desafios da educação no Brasil e no mundo. Isso porque a juventude que está iniciando a graduação nasceu no “mundo digital”. São os denominados “nativos digitais”.

A Faculdade Phorte une facilidades agregadas ao universo tecnológico e o que há de mais moderno em metodologias educacionais. Quizzes, simulados, vídeos, podcasts, jogos, materiais interativos, leituras de autores e interpretações atuam junto à teoria e aos conhecimentos interdisciplinares, fazendo parte da rotina em sala de aula e aproximando alunos e professores. Sendo assim, a instituição incentiva a aplicação das chamadas metodologias ativas, que envolvem o estudante diretamente com atividades de raciocínio e solução de problemas, formando profissionais mais confiantes e automotivados.

No caso dos cursos de Administração e de Processos Gerenciais, cita-se especialmente a disciplina Gestão em Ação, que visa promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos diferentes conteúdos dos módulos do curso, com um projeto de atividade teórico-prática. Seguindo nesses moldes, a intenção é que os alunos se comprometam a manipular, analisar, produzir e avaliar conceitos. Isso tudo será transformado em projetos e produtos, permitindo que, durante o curso, o aluno alcance mais experiência, vivenciando situações práticas nas quais aplicará os conhecimentos adquiridos, preparando-se para a vida profissional.