Faculdade Phorte - Liderança situacional: o que é e quais as suas vantagens para a empresa

Liderança situacional: o que é e quais as suas vantagens para a empresa

o que é liderança situacional

Liderança situacional: o que é e quais as suas vantagens para a empresa

Um bom líder é capaz de constituir um ambiente mais produtivo e eficaz, mantendo as equipes motivadas e produtivas. Para que isso seja possível, os gestores precisam se familiarizar com a liderança, seu conceito, sua aplicação e seus variados tipos, como a liderança situacional. Se o seu objetivo é aprender como ser um bom líder, continue a leitura!
 

Liderança: qual é o seu conceito?

“Um conceito simples, mas muito usado: liderar é coordenar o trabalho de uma equipe para que ela atinja os resultados desejados, trabalhando de maneira satisfatória. Outro conceito de que gosto muito: liderar é levar as pessoas de onde elas estão para onde nunca estiveram”, comenta o professor Luiz Gasparetto.
 
De todo modo, muitas pessoas confundem o líder e o chefe, pensando tratar-se do mesmo conceito. Porém, as duas denominações se referem a conceitos diferentes.

Líder vs. Chefe

“As diferenças mais comuns: o chefe manda as pessoas fazerem; o líder as convence da importância de fazer. O chefe tem poder dado pela empresa, enquanto o líder tem autoridade decorrente de seu comportamento frente aos liderados”, aponta o professor Gasparetto.
 
Contudo, quando falamos de liderança, temos que lembrar que não existe apenas um jeito de ser líder, muito pelo contrário! Existem várias maneiras de exercer a liderança, assim como existem diferentes abordagens.
 
Uma dessas abordagens é a Liderança Situacional. Mas, você deve estar se perguntando: “O que é liderança situacional e como aplicá-la?”. Este é ponto de que trataremos agora mesmo.
 
manual do futuro do administrador

O que é Liderança Situacional?

Nas palavras do professor Gasparetto, “Liderança Situacional é uma teoria desenvolvida por dois professores americanos, Paul Hersey e Kenneth Blanchard, segundo a qual não existe um estilo de liderança único a ser utilizado para todos os liderados. O estilo de liderança deve ser adaptado à maturidade do liderado, e maturidade é o quanto ele conhece do trabalho que vai executar. Um chefe autoritário pode alcançar resultados tão bons quanto um democrático”.
 
Por isso, fica claro para nós por que liderança e comunicação devem caminhar juntas, já que é a partir do contato entre líder e liderados que vai ser determinado o melhor jeito de exercer a liderança, de acordo com cada caso.
 
Você também pode gostar de:
 
Assim, de acordo com o professor Gasparetto, “Para aplicar a Liderança Situacional (LS), o líder deve manter um contato permanente com os liderados para avaliar qual o grau de responsabilidade de cada um e, assim, utilizar o estilo correto de liderança”.
 
Para ser um bom líder situacional, ainda segundo o professor Gasparetto, é crucial saber classificar a maturidade dos liderados e utilizar o estilo correto de liderança de acordo com os traços da sua equipe ou do seu liderado.
 
Vantagens de adotar a liderança situacional:
• Aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores.
• Aumento da capacidade de atingir metas e objetivos de forma eficaz.
• Fortalecimento do bom clima organizacional.
• Equipes mais resilientes.
 
Contudo, o exercício da liderar depende dos conhecimentos de como desenvolver a liderança. Por isso, se o seu desejo é se aprofundar nesse assunto, participe da aula aberta sobre “Liderança” com o professor convidado, Luiz Gasparetto.
 
aula aberta líder ou gestor