Atendimento: (11) 2222-1222 / Whatsapp: (11) 98504-2430

                       Licenciatura      4 anos de duração      R$319,00     Noturno     Presencial

OBJETIVO

Formar profissionais críticos, com competências e habilidades em diferentes áreas do conhecimento, de modo que possam atuar de forma compromissada e coerente no processo educacional. O curso de Licenciatura em Pedagogia objetiva instrumentalizar o profissional da Educação a promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diferentes etapas, modalidades e ambientes, além de atuar como gestor voltado para a prática da gestão democrática, visando a uma sociedade mais justa e digna para todos.

METODOLOGIA

O processo educacional da Faculdade Phorte é centrado no aluno, sujeito de seu processo de aprendizagem, capaz de analisar, criar e recriar, buscando informações, construindo questionamentos e propondo soluções. O curso valoriza a vivência em atividades práticas e, para fortalecer essa experiência, a disciplina Prática como Componente Curricular orienta e acompanha o aluno em projetos práticos, nos quais ele terá a oportunidade de reforçar, de forma integrada, as habilidades que desenvolveu em cada disciplina.

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO ACADÊMICA: Professora Mestra Walkíria de Assis

Nossos professores utilizarão metodologias ativas, que permitem aos estudantes o envolvimento em atividades de raciocínio e solução de problemas, tornando-os mais confiantes e motivados.

As atividades complementares objetivam a participação do aluno em atividades práticas de estudo, atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, presenciais ou a distância, desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar, com o intuito de aproximá-lo da realidade acadêmica e do mercado de trabalho. Além disso, as ações realizadas com a comunidade contribuem para o enriquecimento da formação profissional proposta pelo curso de graduação escolhido.

• Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância e Adolescência
• Fundamentos para Educação Infantil na Primeira Etapa da Educação Básica
• Tecnologia da Informação e Comunicação, EAD e Novas Mídias
• Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
• Comunicação e Expressão
• Antropologia Contemporânea – Diversidade e Inclusão Social, Sociedade, Identidade e Representação Cultural

• Psicologia Educacional
• Escola e Currículo
• Organização do Trabalho Pedagógico na Escola
• Planejamento Educacional
• Didática: Teorias do Pensamento Pedagógico
• Atividades Teórico-Práticas (aprofundamento em áreas específicas)
• Prática como Componente Curricular

• História da Educação
• Filosofia da Educação e Ética
• Sociologia da Educação
• Neurociência e Aprendizagem
• Psicomotricidade como Instrumento de Apoio à Educação
• Atividades Teórico-Práticas (aprofundamento em áreas específicas)
• Prática como Componente Curricular

• Brinquedoteca: Princípios e Práticas
• Educação para o Escolar em Tratamento de Saúde
• Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
• Alfabetização e Letramento
• Ensino da Arte
• Atividades Teórico-Práticas (aprofundamento em áreas específicas)
• Prática como Componente Curricular

• Ensino da Língua Portuguesa
• Ensino da Matemática
• Ensino da Geografia
• Educação Física no século XXI: Uma Proposta Interdisciplinar
• Ensino das Ciências
• Ensino da História
• Atividades Teórico-Práticas (aprofundamento em áreas específicas)
• Prática como Componente Curricular
• Estágio Supervisionado na Educação Infantil

• Educação de Jovens e Adultos como Modalidade da Educação Básica
• Organização do Trabalho Escolar na Educação de Jovens e Adultos
• O Processo de Avaliação na Educação
• Iniciação à Metodologia Científica
• Atividades Teórico-Práticas (aprofundamento em áreas específicas)
• Prática como Componente Curricular
• Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos

• Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
• Língua Brasileira de Sinais
• Tecnologia Assistiva e Recursos Pedagógicos Acessíveis
• Docência na Contemporaneidade
• Procedimentos Pedagógicos para Alunos com Transtornos Funcionais Específicos
• Prática como Componente Curricular
• Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Educação Especial

• Fundamentos da Gestão Escolar
• Liderança e Motivação na Escola
• Sustentabilidade, Saúde e Cidadania
• Cultura Brasileira
• Prática como Componente Curricular
• Estágio Supervisionado em Gestão Escolar

Fechar Menu