Licenciatura em Pedagogia: por que garantir o diploma?

Os cursos de licenciatura preparam os alunos para o ambiente escolar, ou seja, para se tornarem professores. No entanto, no curso de Pedagogia, é interessante destacar que essa é apenas mais uma área profissional que o aluno pode experimentar, pois o curso também o habilitará com competências para administrar uma escola, por exemplo. A contrário do que muitos acreditam, a graduação em Pedagogia não restringe o aluno à sala de aula.

A palavra “pedagogia” tem origem na Grécia Antiga: paidós (criança) e agogé (condução). A palavra se relaciona à Ciência do Ensino, que também pode ser observada como um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.

Em média, o curso superior tem duração de 4 anos e é oferecido nas modalidades presencial e a distância (EAD). Essa licenciatura oferece uma formação muito abrangente e completa, com conteúdos voltados aos fundamentos da gestão escolar, à sustentabilidade e à cidadania.

Ao longo dos semestres, o estudante também encontrará disciplinas mais gerais, como:

– Psicologia Educacional
– História da Educação
– Filosofia da Educação e Ética
– Sociologia da Educação
– Neurociência e Aprendizagem
– Antropologia Contemporânea
– Políticas Educacionais
– Fundamentos da Gestão Escolar

O curso também desenvolve matérias mais específicas, além de exigir o estágio supervisionado de 300 horas na Educação Infantil, Ensino Fundamental ou, ainda, na gestão escolar. Mas devido a toda a matriz curricular, ao concluir o curso, o profissional se vê apto para atuar em várias funções e em diversas áreas, como em órgãos do governo, projetos educacionais, indústrias de brinquedos e até em hospitais!

Leia também:

O pedagogo e suas atividades como profissional
Brinquedoteca: a arte de aprender brincando
O estágio no curso de Pedagogia

Você sabia que a graduação em Pedagogia é uma das três mais buscadas pelos jovens no Brasil? Caso você seja um dos que possui interesse pelo curso, aproveite para conhecer a licenciatura ofertada pela Faculdade Phorte. Agende uma visita ao campus e seja bem-vindo aos estudos!

Artigos Relacionados

Comentários