#LACRABIXIGA – Faculdade Phorte organiza evento para a doação dos lacres

Como forma de agradecimento, na terça-feira (17), foi promovido um evento no campus da Faculdade para homenagear todos aqueles que auxiliaram na coleta de lacres. Na ocasião, eles receberam um certificado de participação na campanha #NÃOÉMITO, e todo o material arrecadado foi entregue para a psicóloga Eliane Lemos, fundadora do Entre Rodas. A doação dos lacres é convertida em metade do valor da cadeira e direcionada ao fabricante, que também se compromete em arcar com o restante do valor.

Eliane trabalhou com atletas de alto rendimento da década de 1990 (atletas cegos do atletismo, da natação e do futebol) e foi convidada para atuar no basquete em cadeira de rodas. Em 2001, ela criou a primeira equipe de basquete em cadeira de rodas para crianças, e conta que isso foi o divisor de águas em relação ao esporte adaptado no Brasil, porque, pela primeira vez no país, fabricou-se uma cadeira de rodas esportiva de basquete para criança. Os fabricantes nem sabiam fazer isso ainda, e, hoje em dia, podemos observar grandes resultados, com algumas modalidades esportivas sendo adaptadas para crianças e adolescentes.

Leia também:

+ Apresentação do projeto Bixiga – TransformAção Sustentável é realizada na Phorte
+ #LacraBixiga – Confira os endereços dos Pontos de Coleta
+ Conheça a Faculdade Phorte, a faculdade da Bela Vista!

O catador de latinha e morador em situação de rua, Ronaldo Bispo Chapolin, contribuiu de uma forma significativa nessa campanha. “A gente fica feliz por saber que o outro está feliz! E saber que você pode, mesmo estando numa situação difícil, que é a minha, que é sobreviver através da reciclagem, que a gente pode reciclar pra manter o nosso país mais limpo, mais digno de se sobreviver”, disse ele. “[…] Eu não tenho muito a dizer, minha vida é essa. Eu espero que eu possa estar cada vez mais ajuntando e estar contribuindo para ver uma pessoa abrir um sorriso e falar assim: agora eu tenho minha cadeira, agora eu posso ir lá fora, agora eu posso ver o sol, eu posso brincar com meus amigos”, finalizou.

O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) foi representado por seu assessor Edson Bueno, que contou que eles colocaram um coletor de lacres de alumínio no gabinete. “Você vai colocando e colocando (os lacres), e se pergunta ‘Eu coloquei um monte, cadê esse monte?’. Aquilo vai crescendo bem devagar, mas vai crescendo. E depois que você decide contar, então vê o resultado, vê que tem bastante”, disse ele. E continuou: “Aí você imagina a alegria de ver aquilo lá, quanto que deve ter ali?”, mostrando todas as garrafas cheias de lacres doadas no evento.

O vereador Celso Giannazi (PSOL-SP) também não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora Mariana Ziotto. Outros protagonistas importantes também marcaram presença, como o Seu Valter Taverna, da Cantina da Conchetta e da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista; a Romilda, da Associação de Mulheres Unidas Venceremos; o Rodrigo Minhoca, da Casa Mestre Ananias, entre outros.

A Faculdade Phorte é um ponto de coleta para as doações dos lacres

O campus da Faculdade Phorte, localizado na Bela Vista, é um ponto de coleta dos lacres de alumínio. Pessoas físicas e empresas podem vir até a Faculdade para fazer a entrega do material recolhido. Após a coleta de um volume considerável de lacres, a Phorte irá marcar um novo encontro com o Instituto Entre Rodas para trocá-los por sorrisos e novas cadeiras de rodas para crianças e adolescentes!

Quantos lacres são necesários para ganhar uma cadeira de rodas?

Os lacres recolhidos são convertidos em valor. O Instituto precisa arrecadar R$ 2.700,00 e entregá-los ao fabricante, que assume os outros 50% do valor total de uma cadeira de rodas, que custa R$ 5.400,00. Se considerarmos que 1 kg de lacres vale R$ 3,40, para conseguir metade do dinheiro, é preciso arrecadar 800 kg, aproximadamente três milhões e duzentos mil lacres. Por isso, é importante a divulgação da campanha e o apoio de todos os simpatizantes da causa social.

O evento foi transmitido ao vivo na página do Facebook da Faculdade Phorte e está disponível a todos os interessados. Acesse aqui e confira também em nosso álbum no Facebook.