Em 2007 foi fundada a mantenedora que deu origem a Faculdade Phorte, o Instituto Phorte de Educação, que surgiu no mercado para atender a uma demanda em grande ascensão: a educação a distância. Este novo meio de ensino impulsionou um grande mercado para a construção de materiais digitais profissionais com foco no ensino dinâmico e no aprendizado do aluno.

Denominado como um dos mais especializados birôs de produção de conteúdo digital para Instituições de Ensino Superior, a Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia é pioneira na produção de objetos de aprendizagem, que são recursos digitais que se destinam a apoiar o aluno no processo de aprendizagem presencial e a distância, em formatos diversos, como textos, vídeos, imagens, jogos, simuladores de realidade, animações 2D e 3D etc.

A busca da Phorte será sempre a formação de profissionais de qualidade, que tenham o perfil de verdadeiros construtores sociais. Os egressos dos cursos estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento das organizações, privadas ou públicas. Eles deverão ser capazes de expandir sua atuação profissional para além dos limites do seu negócio e abarcar o seu entorno, em busca de soluções sustentáveis e adequadas à realidade presente e futura.

Para haver aprendizagem é importante transformar o conhecimento existente em capacidade de atuar de forma significativa na realidade. O conhecimento é matéria-prima para que as habilidades e as competências sejam planejadas e desenvolvidas pelos professores, para que os alunos se tornem capazes de atuar de forma apropriada em seus ambientes sociais. Para isso, é fundamental que a educação superior abandone a prática de processos de ensino baseados apenas na informação ou no conhecimento existente, e os transforme em competências significativas que constituam capacidades de atuação de valor para a sociedade.

Missão, visão e objetivos

A Missão, a Visão e os Objetivos definidos para a instituição delineiam seus compromissos com a qualidade de ensino, a responsabilidade e a inclusão sociais e com os princípios e as diretrizes estabelecidos pela legislação vigente para o ensino superior e suas extensões.

Reconhecidos como direcionadores de todos os planos e práticas da instituição, estes importantes temas são discutidos de forma ampla por todos os departamentos da instituição, com vistas a criar uma gestão participativa, dentro de uma visão holística e integradora.

MISSÃO

Formar cidadãos autônomos, reflexivos, independentes e responsáveis, utilizando métodos educacionais atualizados e equipe altamente qualificada, de modo que possam atuar de maneira significativa em um mundo competitivo e globalizado.

VISÃO

Ser reconhecida como provedora de ensino superior inovador e de qualidade, e, como consequência, ser referencial de excelência na educação presencial e a distância.

OBJETIVOS

Promover a atividade educacional visando à produção e disseminação do conhecimento das diversas áreas da Ciência por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados. Gerar, por meio da Educação, subsídios essenciais ao desenvolvimento econômico e social da sua região de inserção, bem como o aprimoramento dos potenciais dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.