Guia prático de como ser produtivo na quarentena

Estamos vivendo um período complicado com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e isso porque as medidas de isolamento social, atendendo às determinações do Ministério da Saúde, mudaram drasticamente o modo como lidamos com a rotina.

Faça um momento de pausa e reflita em como o seu dia a dia era estruturado antes da pandemia e como é estruturado agora. Mudou bastante coisa, não é mesmo?

Para ajudar nesse momento de adaptação, preparamos dicas para que você mantenha seu ritmo de produtividade, mesmo trabalhando (e alcançar uma carreira de sucesso) e estudando a distância. Confira:

Estabeleça uma rotina diurna (e noturna!)

Existe um tempo para que nosso cérebro acorde completamente. Por isso, nosso corpo precisa de um tempo para processar as informações. Ir dormir e acordar muito tarde pode atrapalhar nas suas tarefas do dia inteiro.

Ao estudar e trabalhar a distância, é importante que tenhamos horários definidos para cada tarefa a ser cumprida.

Organização é a palavra-chave

A produtividade é irmã da organização. Um ambiente destinado ao trabalho e ao estudo a distância, bem ordenado e limpo, é um dos pontos principais para o aumento da produtividade. Isso porque, segundo a pesquisadora Sabine Kastner, da Universidade de Princeton (EUA), o cérebro percebe e é sensível à desordem, o que prejudica a atenção e o foco a uma tarefa.

Além da organização, você deve fazer separação entre o seu espaço de home office e EAD, e o seu espaço de descanso. Assim, você estimula que seu cérebro entenda que naquele lugar e naquele momento, de trabalho ou estudo, sua atenção deve estar em 200%.

Curso de Excel Básico

Esqueça os pijamas

Estar de pijama é um jeito de dizer a si mesmo que aquele momento é de descanso e descontração. Imagine que você está tentando focar numa disciplina ou numa tarefa de trabalho… A sensação de descanso pode atrapalhar sua atenção naquela tarefa.

Então, assim que acordar, tire o pijama e coloque uma “roupa de sair”, pois assim você mantém sua mente ativa para o que vier.

Uma tarefa de cada vez

Antes de começar o dia, que tal preparar uma lista de afazeres? Assim você consegue observar tudo o que tem para fazer no dia, separar o tempo necessário para cada tarefa e realizá-las em sequência, sem perder tempo.

Quando estiver fazendo uma atividade, mantenha-se somente nela e esqueça a lista. Assim que acabar essa tarefa, vá para a próxima, e assim sucessivamente.

Desse modo, você diminui o estresse de estar focado em um milhão de tarefas ao mesmo tempo e canaliza sua atenção para uma atividade específica.

Faça pausas e curta uma folga produtiva

Que tal usar seu tempo livre para aumentar seu repertório cultural e intelectual? Sim, isso é possível!

Utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor: plataformas de streaming de filmes, podcasts, cursos online, visita a museus, aprender uma nova língua… são muitas as opções.

Essas foram as nossas dicas para maximizar sua produtividade ao estudar ou trabalhar a distância.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de acompanhar nosso site!

Artigos Relacionados

Comentários