Faculdade Phorte - Guia prático de como ser produtivo na quarentena

Guia prático de como ser produtivo na quarentena

Produtividade na Quarentena

Guia prático de como ser produtivo na quarentena

Está com dificuldades no quesito produtividade, tanto no home office quanto no estudo a distância? Preparamos algumas dicas para você driblar o fantasma da procrastinação.
 
Estamos vivendo um período complicado com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e isso porque as medidas de isolamento social, atendendo às determinações do Ministério da Saúde, mudaram drasticamente o modo como lidamos com a rotina. 
 
Faça um momento de pausa e reflita em como o seu dia a dia era estruturado antes da pandemia e como é estruturado agora. Mudou bastante coisa, não é mesmo?
 
Para ajudar nesse momento de adaptação, preparamos dicas para que você mantenha seu ritmo de produtividade, mesmo trabalhando (e alcançar uma carreira de sucesso) e estudando a distância. Confira:
 

Estabeleça uma rotina diurna (e noturna!)

Existe um tempo para que nosso cérebro acorde completamente. Por isso, nosso corpo precisa de um tempo para processar as informações. Ir dormir e acordar muito tarde pode atrapalhar nas suas tarefas do dia inteiro.
 
Ao estudar e trabalhar a distância, é importante que tenhamos horários definidos para cada tarefa a ser cumprida
 

Organização é a palavra-chave

A produtividade é irmã da organização. Um ambiente destinado ao trabalho e ao estudo a distância, bem ordenado e limpo, é um dos pontos principais para o aumento da produtividade. Isso porque, segundo a pesquisadora Sabine Kastner, da Universidade de Princeton (EUA), o cérebro percebe e é sensível à desordem, o que prejudica a atenção e o foco a uma tarefa. 
 
Além da organização, você deve fazer separação entre o seu espaço de home office e EAD, e o seu espaço de descanso. Assim, você estimula que seu cérebro entenda que naquele lugar e naquele momento, de trabalho ou estudo, sua atenção deve estar em 200%.
 
Curso de Excel Básico

Esqueça os pijamas

Estar de pijama é um jeito de dizer a si mesmo que aquele momento é de descanso e descontração. Imagine que você está tentando focar numa disciplina ou numa tarefa de trabalho... A sensação de descanso pode atrapalhar sua atenção naquela tarefa. 
 
Então, assim que acordar, tire o pijama e coloque uma “roupa de sair”, pois assim você mantém sua mente ativa para o que vier
 

Uma tarefa de cada vez

Antes de começar o dia, que tal preparar uma lista de afazeres? Assim você consegue observar tudo o que tem para fazer no dia, separar o tempo necessário para cada tarefa e realizá-las em sequência, sem perder tempo. 
 
Quando estiver fazendo uma atividade, mantenha-se somente nela e esqueça a lista. Assim que acabar essa tarefa, vá para a próxima, e assim sucessivamente. 
 
Desse modo, você diminui o estresse de estar focado em um milhão de tarefas ao mesmo tempo e canaliza sua atenção para uma atividade específica.
 

Faça pausas e curta uma folga produtiva

Que tal usar seu tempo livre para aumentar seu repertório cultural e intelectual? Sim, isso é possível!
 
Utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor: plataformas de streaming de filmes, podcasts, cursos online, visita a museus, aprender uma nova língua... são muitas as opções.
 
Essas foram as nossas dicas para maximizar sua produtividade ao estudar ou trabalhar a distância.
 
Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de acompanhar nosso site!