Faculdade Phorte - Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

curso de pedagogia em SP

Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

O curso de Pedagogia é um dos mais tradicionais no Brasil, além de ser um dos cursos de ensino superior com maior índice de alunos no país. De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram 219.886 matrículas em cursos presenciais de Pedagogia da rede federal e da rede privada de ensino superior.
 
Em relação à empregabilidade, o Brasil apresenta alta demanda por professores e procura valorizar a carreira por meio de políticas públicas para suprir as vagas na educação básica. 
 
Para atuar no ensino fundamental I e para ensinar as práticas escolares para crianças de até 6 anos completos, é obrigatório que o professor tenha o diploma de pedagogo. É também por essa exigência que a entrada no mercado de trabalho é mais facilitada, seja em escolas públicas, seja em particulares. 
 
O diferencial em se formar em Pedagogia, em relação às outras graduações, como História, Letras ou Educação Física, é que ela não é focada especificamente na docência. A graduação em Pedagogia propicia uma formação mais abrangente, garantindo mais oportunidades no mercado de trabalho. Além de atuar como professor, há, também, a possibilidade de trabalhar na gestão de escolas, como diretor, coordenador ou supervisor. Em outras tarefas, os pedagogos elaboram e analisam conteúdos específicos, como programas, livros didáticos e, até mesmo, brinquedos voltados ao público infantil. 
 

Mercado de trabalho para pedagogos

A Pedagogia é uma das profissões mais antigas que existem. Ao longo dos anos, passou por transformações e adaptações, mas nunca deixou de ser importante, justamente por representar a base do conhecimento que estrutura a sociedade.
 
Entre as opções de o que faz um pedagogo, podemos destacar a atuação em:
 
2. Sala de aula.
3. Tecnologia (ferramentas de aprendizado).
4. Setor corporativo, como pedagogo empresarial.
5. Psicopedagogia.
6. Administração Escolar ou Gestão da Educação.
7. Editoras.
8. Educação Especial.
9. Pesquisa Científica.
 
Nessas áreas citadas, é possível aplicar a pedagogia de diversas maneiras, por exemplo, em consultorias e assessorias pedagógicas, educação comunitária, ensino a distância, centros culturais e museus, organizações não governamentais (ONGs), entre outras.
 
Dessa forma, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirmam que a taxa de empregabilidade para a formação em pedagogia é uma das maiores no país, chegando a 94,13%.

O curso de Pedagogia da Faculdade Phorte

No mercado de trabalho, há uma grande procura por profissionais da área da Educação, principalmente nos últimos anos, razão pela qual muitos concursos públicos estão sendo disputados pelos pedagogos e educadores. Apesar de muitos seguirem a carreira por amor, a estabilidade e o crescimento na carreira por meio dos concursos também explicam a procura crescente pela área.
 
Onde fazer o curso de Pedagogia em SP? A Faculdade Phorte oferece aos interessados o curso presencial de Licenciatura em Pedagogia, com duração de quatro anos, que, assim como ocorre em muitas outras graduações, também exige do aluno a realização do estágio obrigatório.
 
Na matriz curricular, é possível verificar as competências trabalhadas com um olhar mais contemporâneo, mas sem fugir da essência de um curso tão tradicional como esse. Confira algumas disciplinas:
 
• Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância e Adolescência.
• Psicologia Educacional.
• Neurociência e Aprendizagem (diferencial da Faculdade Phorte).
• Psicomotricidade como Instrumento de Apoio à Educação.
• Brinquedoteca – Princípios e Práticas (diferencial da Faculdade Phorte).
• Organização do Trabalho Escolar na Educação de Jovens e Adultos.
 

Como é a verdadeira Pedagogia na prática?

Esse e outros temas correlatos a área de Pedagogia você vê na série de lives, um programa desenvolvido pela Faculdade Phorte em parceria com o coordenador de Pedagogia, o Prof. Cristiano Alcântara.
 
Durante as lives serão realizadas:
 
• Discussões pedagógicas a respeito de temas da atualidade e visão realista do pedagogo na prática.
• Todas as suas dúvidas sobre a profissão respondidas ao vivo.
• Entrevistas com auxiliares técnicos de educação (ATEs) formados em Pedagogia sobre a sua experiência na área.
 
lives gratuitas pedagogia
 
 
 
Convido você a ver o primeiro episódio do programa Pedagogia em Ação, com o Prof. Cristiano Alcântara:
 
 
 
Interessou-se pela formação em Pedagogia? Visite o site da Faculdade Phorte e confira toda a infraestrutura da primeira faculdade da Bela Vista, no Curso de Pedagogia em SP.