Logo da Faculdade Phorte

Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

Imagem da notícia Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

O curso de Pedagogia é um dos mais tradicionais no Brasil, além de ser um dos cursos de ensino superior com maior índice de alunos no país, de acordo com o Censo da Educação Superior 2017, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em relação à empregabilidade, o Brasil apresenta alta demanda por professores e procura valorizar a carreira por meio de políticas públicas para suprir as vagas na educação básica. Para atuar no ensino fundamental I e para educar e ensinar as práticas escolares para crianças de até 6 anos completos, é obrigatório que o professor tenha o diploma de pedagogo. É também por essa exigência que a entrada no mercado de trabalho é mais facilitada, seja em escolas públicas ou particulares. Para comprovar isso, os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirmam que a taxa de empregabilidade para a formação em pedagogia é uma das maiores no país, chegando a 94,13%.

O diferencial em se formar em Pedagogia, em relação às outras graduações, como História, Letras ou Educação Física, é que ela não é focada especificamente na docência. A graduação em Pedagogia propicia uma formação mais abrangente, garantindo mais oportunidades no mercado de trabalho. Além de atuar como professor, também há a possibilidade de trabalhar na gestão de escolas, como diretor, coordenador ou supervisor, por exemplo. Em outras tarefas, os pedagogos elaboram e analisam conteúdos específicos, como programas, livros didáticos e até brinquedos voltados ao público infantil.

O CURSO DE PEDAGOGIA DA PHORTE

No mercado de trabalho, há uma grande procura por profissionais da área da Educação, principalmente nos últimos anos, razão pela qual muitos concursos públicos estão sendo disputados pelos pedagogos e educadores. Apesar de muitos seguirem a carreira por amor, a estabilidade e o crescimento na carreira por meio dos concursos também explicam a procura crescente pela área.

A Faculdade Phorte oferece aos interessados o curso presencial de Licenciatura em Pedagogia, com duração de quatro anos, que, assim como em muitas outras graduações, também exige do aluno a realização do estágio obrigatório.

Na matriz curricular, é possível verificar as competências trabalhadas, com um olhar mais contemporâneo, mas sem fugir da essência de um curso tão tradicional como esse. Confira algumas disciplinas:

- Desenvolvimento e Aprendizagem na Infância e Adolescência
- Psicologia Educacional
- Neurociência e Aprendizagem (diferencial da Faculdade Phorte)
- Psicomotricidade como Instrumento de Apoio à Educação
- Brinquedoteca - Princípios e Práticas (diferencial da Faculdade Phorte)
- Organização do Trabalho Escolar na Educação de Jovens e Adultos
- Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Interessou-se pela formação em Pedagogia? Aproveite para agendar uma visita ao campus da Faculdade Phorte e conferir de perto toda a infraestrutura da primeira faculdade da Bela Vista.