Faculdade Phorte - Graduação EAD: o que é, como funciona e quais as vantagens dos cursos a distância

como funciona a graduação EAD

Apesar do crescimento dos cursos a distância, principalmente, com as adversidades impostas pela Covid-19, muitas questões ainda são levantadas quando o assunto é EAD. Se você pretende conhecer mais sobre essa modalidade de ensino e quer tirar algumas dúvidas, essa leitura pode te ajudar!

O que é EAD?

Também conhecido como ensino a distância, o EAD é uma modalidade de educação que, cada vez mais, atesta sua eficácia e sua popularidade no Brasil.

Segundo dados levantados e publicados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), no último censo realizado em 2018, já são mais de 9 milhões de alunos matriculados na educação a distância.

Basicamente, o ensino a distância possibilita uma alternativa de educação com aulas 100% online, com auxílio de plataformas e aplicativos digitais que oferecem experiências completas de interação e conectividade para o processo de ensino-aprendizagem.
Assim, os cursos EAD logo se tornaram opções viáveis para a conquista do diploma do ensino superior, com horários e aulas flexíveis, sem necessidade de deslocamentos diários, custo-benefício e muita interatividade.

Como funciona o EAD?

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas, como funciona uma faculdade EAD?”. E, para essa pergunta, podemos adiantar que os cursos EAD funcionam de forma simples, dinâmica e prática.

A educação a distância, como mencionado anteriormente, é uma modalidade que usa as tecnologias e as plataformas digitais como intermediárias para o processo de ensino-aprendizado, com ambientes virtuais inovadores, conteúdos de aulas, área para contatar os professores e diversas outras ferramentas.

Além disso, os ambientes digitais concentram calendários com datas e prazos de atividades, bem como fóruns de diálogo entre alunos e professores.

Você sabia que em graduações EAD não há contabilização de falta e/ou presença? O controle de assiduidade, nesses casos, pode ser realizado pela entrega de atividades, por exemplo.

De todo modo, alguns encontros presenciais podem ser necessários para realização de provas e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quer uma ajuda para descobrir qual graduação combina com você?

Modelos de EAD: Assíncrono versus Síncrono

EAD Síncrono: o ensino a distância síncrono é aquele que necessita da participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual.

EAD Assíncrono: a educação a distância assíncrona é aquela que não necessita que estudantes e professores estejam conectados ao mesmo tempo para a realização de aulas e tarefas. Este modelo permite maior flexibilidade e liberdade para alunos e educadores.

Tipos de graduação EAD

Do mesmo modo do formato presencial, é possível encontrar três tipos de formação nos cursos superiores a distância: bacharelado, licenciatura e tecnólogo, que apresentam as seguintes diferenças:

Bacharelado: é a formação superior tradicional, com duração que pode variar entre 4 e 6 anos. Os cursos que garantem diploma de bacharel propiciam um estudo mais abrangente, generalista e completo, com bases científicas e apoio de aplicação prática, preparando o estudante para as diversas áreas de determinada profissão.

Licenciatura: as licenciaturas têm o objetivo de formar professores para o ensino fundamental e médio que poderão atuar em escolas públicas e particulares. Geralmente, o tempo de estudo varia entre 4 e 5 anos de formação, e um dos cursos desta categoria é a Pedagogia, com vastas oportunidades de carreira na área.

Tecnólogo: os cursos superiores tecnólogos são mais rápidos, focados em determinadas áreas do mercado de trabalho. O tempo de estudos pode variar de 2 a 3 anos. E, entre os cursos, podemos citar: Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Logística.

Vantagens do EAD

Realizar um curso de graduação inteiramente a distância tem algumas vantagens e benefícios para os alunos, principalmente:

Melhor controle do dia a dia agitado, já que as aulas online permitem uma flexibilidade maior na hora dos estudos.
Você pode estudar de qualquer lugar e em qualquer hora, levando em consideração o melhor encaixe na sua rotina.
Ensino com menor custo, e gastos com transporte e alimentação fora podem ser cortados.
Maior autonomia do estudante.
Interatividade virtual entre professor-aluno e aluno-aluno, fazendo que a criação de um networking seja possível.
Disponibilização de materiais e conteúdos de apoio online.
Diversidade de metodologias de ensino.
Diploma com a mesma validade dos cursos presenciais, desde que a instituição escolhida seja devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, diploma EAD e presencial são equivalentes para o mercado de trabalho.

Quem pode cursar uma graduação EAD?

Se o seu objetivo é cursar uma faculdade EAD, você só precisa: ter concluído o ensino médio, ter acesso a um computador ou tablet com acesso à internet e passar no vestibular para iniciar seu curso de graduação a distância.

graduação EAD

Como escolher uma graduação EAD?

Então, antes de concluir a sua inscrição em uma faculdade que oferece o seu curso EAD, é sempre bom seguir alguns passos. Para te ajudar, separamos 5 passos para escolher a melhor faculdade EAD:

1. Exercite o autoconhecimento.
2. Defina qual tipo de graduação é melhor para você.
3. Conheça as possibilidades de cursos.
4. Procure uma boa instituição de ensino.
5. Prepare-se para o vestibular.

Agora que você conhece mais sobre o EAD, você acha que essa é a melhor opção para você? Então, comece a sua graduação EAD na Faculdade Phorte, uma faculdade da Bela Vista.