Faculdade Phorte - Gestão de Recursos Humanos: áreas de atuação do profissional em RH

Gestão de Recursos Humanos: áreas de atuação do profissional em RH

áreas de atuação em RH

Gestão de Recursos Humanos: áreas de atuação do profissional em RH

Gestão de RH é considerada uma área estratégica e vital para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas, sejam elas de qual setor for. Por isso, vamos falar sobre a profissão de Recursos Humanos e suas possibilidades de atuação.
 
De uns tempos para cá, o empresariado vem mudando certas visões sobre o capital humano e, com isso, a ideia de “mão de obra barata” vem sendo substituída pela ideia de investimento e motivação dos colaboradores. Bem, pelo menos é essa visão que o mercado demanda.
 
Essa mudança de pensamento e de atitude fez com que a profissão de Recursos Humanos e, consequentemente, o mercado de Gestão de RH crescessem vertiginosamente. Dessa forma, a área necessita cada vez mais de profissionais capacitados para atuar em diversas funções. 

Profissão de Recursos Humanos: o que faz?

Quando nos referimos a Recursos Humanos, estamos falando da administração de pessoas e, também, das atividades do Departamento Pessoal. Com isso, percebemos o quanto essa área é ampla.
 
Mas você pode se perguntar: qual é o objetivo da profissão de gestor de Recursos Humanos? Resumidamente, podemos dizer que é administrar o capital humano, ou seja, o conjunto de colaboradores de uma organização.
 
O profissional de RH pode atuar em inúmeras funções e, consequentemente, ter diferentes cargos, como:
 
• Gestor de recrutamento e seleção.
• Consultor de recursos humanos.
• Supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras.
• Analista de treinamento e capacitação; analista de recursos humanos; analista de recrutamento e seleção; analista de cargos e salários; analista de desenvolvimento humano; entre outros.
• Gerente ou diretor de recursos humanos.
 
Você também pode gostar de:
 

Carreira em Recursos Humanos: quais são as áreas de atuação?

Como vimos, há diversas possibilidades de funções dentro de uma Gestão de RH, e, por ser uma área ampla, existem diversas possibilidades de atuação, entre elas:

Empresas (indústria, comércio, educação)

Esta possibilidade é uma das mais desejadas e amplas, e inclui a atuação em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversos setores: indústria, comércio, educação e serviços, entre outros. 
A vantagem de se tornar um profissional de Gestão de RH é que toda empresa, não importa o ramo, necessita de bons profissionais de RH. 

ONGs e Organizações sociais do terceiro setor

Assim como as empresas do segundo setor, as organizações do terceiro setor (organizações não governamentais, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e fundações filantrópicas sem fins lucrativos) também necessitam do trabalho de profissionais de RH, realizando todas as atividades relacionadas ao capital humano.

Governo municipal, estadual ou federal

Outra possibilidade de atuação é junto aos governos municipais, estaduais e federal, em cargos públicos conseguidos por meio de concursos públicos. 

Consultoria de RH

As consultorias de RH podem beneficiar o crescimento organizacional de empresas, oferecendo suportes especializados em desenvolvimento de lideranças, integração com as equipes, recrutamento e seleção, trabalho com o clima organizacional, entre outros, com o objetivo de auxiliar nos assuntos administrativos do capital humano. 

Pesquisa acadêmica

O profissional de RH, formado em uma faculdade de Gestão de RH, com pós-graduação em andamento e experiência no mercado pode também se dedicar à pesquisa acadêmica, de modo a ampliar o conhecimento científico da área. Esse profissional pode publicar suas pesquisas em livros, periódicos, revistas científicas e, ainda, participar de seminários e palestras, entre outros eventos acadêmicos. 

Ensino superior

Muito atrelado à pesquisa acadêmica, ministrar disciplinas em cursos superiores também é uma possibilidade de carreira em RH. Para isso, além do diploma do curso superior de RH, o profissional necessitará investir em pós-graduações dentro dessa área do conhecimento.
 
Agora que sabemos mais sobre as possibilidades de atuação em RH, conheça o curso superior da Faculdade Phorte, a faculdade da Bela Vista, que oferece graduação de RH em SP.