Logo da Faculdade Phorte

Faculdade Phorte faz a primeira aplicação do seu teste vocacional em escola pública

Imagem da notícia Faculdade Phorte faz a primeira aplicação do seu  teste vocacional em escola pública

Faculdade Phorte faz a primeira aplicação do seu teste vocacional em escola pública

Neste início do mês de outubro, foi realizada a primeira aplicação do Teste Vocacional da Faculdade Phorte, na Escola Conde José Vicente de Azevedo, localizada no bairro do Ipiranga-SP. O teste foi criado por três especialistas e, na ocasião, pôde ser aplicado por dois deles, Fernando Savino e Bruno Madi. Os alunos realizaram o teste vocacional e, logo após, receberam feedback individual dos profissionais.
 

O diferencial dessa ação foi justamente o atendimento aos alunos, que tiveram a oportunidade de receber uma descrição de seu resultado e uma orientação profissional. Fernando e Bruno conversaram com os alunos utilizando uma abordagem descontraída e empática, construindo com os jovens um espaço aberto, de forma a sanar suas incertezas e ajudá-los a tomar decisões futuras a respeito de suas carreiras.
 

Foram atendidos 14 alunos do terceiro ano do ensino médio, sendo esta a primeira visita e aplicação do teste na escola. Nesse primeiro contato, os participantes se mostraram bastante empolgados e cativados pelo teste e pela orientação profissional. O resultado foi encarado como extremamente positivo, tanto pelos estudantes quanto pelos profissionais. A próxima etapa é cumprir o objetivo de atender todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio.

 


Leia também:

+ 4 fatos sobre o curso de Processos Gerenciais
+ Licenciatura em Pedagogia: por que garantir o diploma?
+ Você está preparado para o grande desafio do futuro?

 

Qual a importância do teste vocacional profissional?

O teste vocacional é uma excelente maneira de ajudar os jovens a diminuírem a confusão que sentem no ensino médio ou no período de cursinho pré-vestibular. A ideia é que, ao fazer um teste, a pessoa consiga identificar algumas de suas competências, de acordo com a avaliação do seu perfil, e como elas podem estar relacionadas a algumas áreas de interesse. De modo geral, as respostas dadas no teste indicam quais são as carreiras com as quais os jovens demonstram maior afinidade, ou seja, que mais atendem aos seus interesses e habilidades.
 

O ideal é que os testes vocacionais sejam realizados acompanhados de entrevistas psicológicas, avaliações e orientação profissional. Todos esses passos são importantes para alcançar um resultado satisfatório e que terá importância na escolha do estudante. Às vezes, o jovem idealiza uma carreira por admirar muito determinado profissional ou familiar, mas isso não quer dizer, necessariamente, que a profissão exercida por aquela pessoa seja a mais indicada para o estudante.
 

É importante ressaltar que o teste vocacional não traz uma resposta definitiva. A partir do resultado, o participante é incentivado a pesquisar sobre cada uma das opções apresentadas, analisar as grades curriculares dos cursos indicados, conversar com profissionais da área e até com alguns universitários.

 

Se você está com dúvidas sobre qual carreira seguir, ou se está pensando em trocar de profissão, faça o teste vocacional da Phorte! Ou, ainda, se é professor ou coordenador de uma escola e deseja firmar uma parceria conosco para a aplicação do teste, entre em contato pelo número (11) 2222-1222.


Fonte: canaldoensino.com.br