Logo da Faculdade Phorte

Entenda o Enem Digital, que será implantado a partir de 2020

Imagem da notícia Entenda o Enem Digital, que será implantado a partir de 2020

Entenda o Enem Digital, que será implantado a partir de 2020

No início do mês, o presidente do Inep (autarquia responsável pelo Enem), Alexandre Lopes, anunciou a implantação de um projeto-piloto para o Enem 2020, no qual cerca de 50 mil estudantes testarão, pela primeira vez, uma versão digital da prova. O objetivo é iniciar a transição do modelo analógico (em papel) para o modelo digital, a fim de que, até 2026, o Enem deixe de fazer uso da prova impressa e seja realizado somente online.

Em 2020, a prova digital ainda será opcional e limitada a 50 mil candidatos (o equivalente a 1% do total de inscrições), distribuídos em 15 capitais do país. Os estudantes poderão escolher entre um dos dois modelos no momento da inscrição e, segundo o Inep, o valor da inscrição será a mesma para ambos os modelos.

Outras mudanças também foram anunciadas, como o número de aplicações da prova no ano: de apenas uma edição anual, a meta é que, em 2026, a prova chegue a quatro aplicações, podendo, inclusive, ser agendada pelo candidato ao longo do ano. “A ideia é fazer vários Enems ao longo do ano por agendamento”, afirmou Alexandre Lopes. Consequentemente, a prova passará a ter várias versões. Além disso, o Inep afirmou também que a prova deve ficar mais interativa, com a inserção de vídeos, infográficos e até jogos. Vale ressaltar que um estudante não poderá fazer mais de um Enem no mesmo ano.

 

Datas definidas

O presidente do Inep informou que as datas do Enem 2020 já estão definidas. O Enem digital será aplicado primeiro, nos dias 11 e 18 de outubro. Já a prova em papel ocorrerá nos dias 1º e 8 de novembro. A reaplicação para pessoas privadas de liberdade acontecerá em dezembro. 
 


Como é o Enem atualmente

O exame é dividido em quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e inclui uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas. No primeiro dia, são aplicados os testes de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação, com 5h30 de duração. Já no segundo dia, são aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h de duração.