Entenda a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica

Imagem da notícia Entenda a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica

Entenda a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica

A complementação pedagógica, conhecida também como “licenciatura de curta duração”, diferentemente da licenciatura padrão, é uma oportunidade para quem já tem o diploma de bacharelado ou de tecnólogo poder atuar como professor. O curso não é uma pós-graduação, pois quem o realiza fica apto a dar aulas no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação profissional.

O aluno ganha um certificado de licenciatura que o habilita a ser professor em uma área correlata à sua formação superior. Por exemplo, quem estudou arquitetura, pode fazer a complementação pedagógica em matemática e, assim, ministrar essa disciplina em escolas. A abertura desses cursos foi um incentivo do governo para suprir a falta de professores na educação básica.

Segunda licenciatura

Por sua vez, os profissionais que já têm licenciatura em áreas diversas podem aprimorar suas habilidades fazendo uma segunda graduação em Licenciatura em Pedagogia. Dessa forma, poderão diversificar sua atuação no mercado profissional, estando aptos a exercer atividades de gestão escolar ou de coordenação pedagógica.

A demanda por pedagogos é alta, principalmente em escolas, tanto públicas como privadas. Já pensou em iniciar sua carreira nessa área? Conheça a Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Phorte e faça parte do nosso time de alunos!