Em 2017, mais de 7 mil idosos brasileiros decidiram ir à faculdade, aponta Censo

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2017, que traz os dados mais recentes, no Brasil há 18,9 mil universitários com idade entre 60 e 64 anos, e 7,8 mil na faixa etária acima dos 65 anos. Esses dados consideram instituições públicas e privadas, mas não especificam a quantidade de idosos que estão fazendo curso superior pela primeira vez.

Para Maria Cândida Soares, pesquisadora em envelhecimento humano pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), cursar uma universidade pode trazer benefícios aos idosos, como a atualização dos conhecimentos, a visão de um novo momento sociocultural e a possibilidade de buscar uma nova carreira.

De 2012 a 2017, a população idosa aumentou em 18% no país, ganhando 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a marca dos 30 milhões de idosos já foi ultrapassada, e para as próximas décadas, a estimativa é de que esse número cresça ainda mais. Segundo o IBGE, pessoas com 65 anos ou mais corresponderão a 25,5% da população brasileira no ano de 2060. Em 2018, tal faixa etária correspondeu a 9,2%.

Estudiosa sobre a velhice, Maria Cândida explica que a presença de alunos da terceira idade no contexto universitário também serve como forma de aprendizado aos mais novos. “Eles trazem benefícios a toda a comunidade acadêmica. A vivência com os idosos desmistifica tabus e concepções equivocadas. Esse é um ganho fantástico para os jovens, que terão outro olhar e uma concepção diferente sobre o envelhecimento humano e o indivíduo idoso”, disse Maria Cândida à BBC News Brasil.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), houve um aumento de 40% no número de idosos ingressantes em faculdades nos últimos dois anos. Além disso, o ensino a distância também vem atraindo esse grupo de estudantes, em razão das suas facilidades.

A Faculdade Phorte apoia essa iniciativa e convida os interessados a conhecerem o seu campus. Entre em contato com nossa equipe e conheça os cursos de graduação. Inscrições abertas para o Vestibular 2019.

Fonte: agenciadenoticias.ibge.gov.br; bbc.com; aterceiraidade.net