Faculdade Phorte - E-commerce: o papel do profissional de Logística como diferencial competitivo

E-commerce: o papel do profissional de Logística como diferencial competitivo

comércio eletrônico e a logística

E-commerce: o papel do profissional de Logística como diferencial competitivo

E-commerce, ou comércio eletrônico, é a venda pela internet, por meio de uma plataforma virtual. Esse modelo está em crescimento constante. Por isso, vamos falar sobre o papel dos profissionais de logística no e-commerce.

O Brasil é líder de vendas pela internet na América Latina e um dos países que mais vendem e compram pela internet.

De acordo com dados do relatório NeoTrust, no último levantamento, em 2019, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 75,1 bilhões, o que representa um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior.

Em exemplo mais recente, no Brasil, a Black Friday de 2020 apresentou um crescimento de 31% em relação ao ano anterior, nas vendas por e-commerce, ultrapassando os R$ 5 bilhões de faturamento.

O que é e-commerce (comércio eletrônico)?

Basicamente, e-commerce é um modelo de comércio que acontece em um ambiente digital, ou seja, são negócios em que o processo de compra e venda é realizado por intermédio da internet.

Hoje em dia, o meio mais comum de e-commerce são as conhecidas lojas virtuais. Não podemos deixar de citar a relevante expansão de vendas por meio das redes sociais, marketplace e televisão digital.

O comércio eletrônico difere em diversos pontos do comércio in loco, por isso, esse modelo de venda demanda uma estrutura de funcionamento e de gestão diferenciada, diretamente relacionada com as plataformas digitais.

A logística se torna, para o e-commerce, um fator fundamental para o crescimento do negócio!

Você também pode gostar de:

A importância e o papel da Logística no e-commerce

A e-Logística, ou logística de e-commerce, é o conjunto de tarefas e de atividades que envolvem um processo de cadeia logística dos comércios eletrônicos. Ela é um dos tipos de logística, assim como a logística do produto ou logística de entrega, de extrema importância na atualidade.

Pense: por melhor que seja o seu produto e que tenha o preço mais competitivo, os esforços serão em vão se a experiência do cliente não for completa, sobretudo no que se refere à entrega do produto.

Ou seja, para atender às expectativas do cliente, deve-se sempre buscar soluções para melhoria de processos e operações. Essas devem ser premissas para uma boa operação logística, até porque o cliente que faz compras online é tão exigente – ou mais exigente ainda – quanto o cliente que compra da maneira tradicional.

Estas são algumas atividades atribuídas a área de Logistica para garantir viabilidade de produtos e serviços:

•  Recebimento e conferência de produtos, insumos e armazenagem.
•  Controle de estoque.
•  Preparação dos pedidos (picking).
•  Embalagens.
•  Rastreamento e gerenciamento das entregas.
•  Acompanhamento no pós-venda.

Além disso, para evitar problemas de logística, o setor se concentra no planejamento, no controle e no fluxo dos produtos, assim como todas as informações ligadas a eles, desde o fornecedor até o cliente.

Em suma, essas são as tarefas que formam o que faz um técnico em logística em um e-commerce.

Como se tornar um profissional de Logística?

Para seguir carreira em logística, o primeiro passo é buscar o conhecimento necessário para desempenhar um trabalho de qualidade, fazendo um curso na área de logística, seja técnico, graduação ou pós-graduação, o que melhor se encaixar na sua realidade.

O Curso de Logística em SP da Faculdade Phorte, a faculdade da Bela Vista, tem o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar nos segmentos da Logística, inclusive na e-logística.

A partir desse ponto, é importante cultivar uma boa rede de relacionamentos e sempre buscar aprimoramento profissional.