#DicaPhorte – 12 filmes para assistir antes do Enem

Imagem da notícia #DicaPhorte – 12 filmes para assistir antes do Enem

#DicaPhorte – 12 filmes para assistir antes do Enem

Para muitos estudantes, o final do ano representa o início de uma jornada de provas e vestibulares a serem realizados. Muitos, passam o ano inteiro estudando e se preparando para as provas e, nesta época, optam por revisar certos conteúdos. Pensando nisso, listamos 12 filmes para assistir antes do Enem ou vestibulares em geral. Os longas-metragens ajudam na absorção das informações por meio da linguagem e do audiovisual. Além disso, também servem como um momento de entretenimento e descontração para os estudantes.

É válido dizer que estes são apenas alguns dos inúmeros filmes que abordam assuntos de história que podem ser muito válidos para a compreensão dos temas requeridos nos vestibulares. Confira a seleção a seguir:

 

 

O pianista (2002)

Direção: Roman Polanski.

Temas abordados: Segunda Guerra Mundial; Holocausto.

Sinopse: Um pianista judeu polonês vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento, até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.

 

Lutero (2003)

Direção: Eric Till.

Temas abordados: Reforma Protestante.

Sinopse: após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido.

 

Adeus Lênin (2003)

Direção: Wolfgang Becker.

Temas abordados: Socialismo e Capitalismo; Fim da Guerra Fria.

Sinopse: Comunista ferrenha enfarta e entra em coma ao ver o filho em protesto contra o regime. Quando ela acorda um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal.

 

A lista de Schindler (1993)

Direção: Steven Spielberg.

Temas abordados: Segunda Guerra Mundial; Holocausto.

Sinopse: O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

 

Lemon Tree (2008)

Direção: Eran Riklis.

Temas abordados: Conflito Israelo-Palestino.

Sinopse: Viúva palestina vê sua plantação ser ameaçada quando o ministro da Defesa de Israel se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança israelense logo declara que os seus limoeiros colocam em risco a segurança do ministro e precisam ser derrubados.

 

Getúlio (2014)

Direção: João Jardim.

Temas abordados: Governo Populista; História do Brasil.

Sinopse: Getúlio Vargas passa seus 16 últimos dias pressionado por uma crise política em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra Carlos Lacerda. O presidente avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.