Como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior

Imagem da notícia Como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior

Como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual que tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ciclo básico e, por meio da pontuação obtida, auxiliá-los a entrar no ensino superior com bolsas de estudos. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Cerca de 500 universidades usam o resultado do Enem como critério de seleção, seja complementando ou substituindo o vestibular. As notas do Enem também podem ser usadas em programas do Governo Federal para acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), destinado a vagas em instituições públicas, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), cuja aprovação garante uma bolsa de estudo em instituições privadas.

Com a pontuação, também é possível se candidatar a vagas em universidades portuguesas, além da possibilidade de se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e conseguir empréstimo a juro zero (modalidade Fies) ou a juros definidos por instituições financeiras (modalidade P-Fies).

Como é a prova?

O exame é dividido em quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e inclui uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas. No primeiro dia, são aplicados os testes de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação, com 5h30 de duração. Já no segundo dia, são aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h de duração.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece uma pontuação fixa para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Desse modo, se a questão apresentar um grande número de acertos, será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos, mas se tiver um alto índice de erros, será considerada difícil e valerá mais pontos. Até mesmo o acerto casual (chute) é previsto na TRI.