Como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior

Imagem da notícia Como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior

Como utilizar a nota do Enem e ingressar no ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual que tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ciclo básico e, por meio da pontuação obtida, auxiliá-los a entrar no ensino superior com bolsas de estudos. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.


Cerca de 500 universidades usam o resultado do Enem como critério de seleção, seja complementando ou substituindo o vestibular. As notas do Enem também podem ser usadas em programas do Governo Federal para acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), destinado a vagas em instituições públicas, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), cuja aprovação garante uma bolsa de estudo em instituições privadas.
 

Com a pontuação, também é possível se candidatar a vagas em universidades portuguesas, além da possibilidade de se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e conseguir empréstimo a juro zero (modalidade Fies) ou a juros definidos por instituições financeiras (modalidade P-Fies).

 

Como é a prova?

O exame é dividido em quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e inclui uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas. No primeiro dia, são aplicados os testes de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação, com 5h30 de duração. Já no segundo dia, são aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h de duração.
 

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece uma pontuação fixa para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Desse modo, se a questão apresentar um grande número de acertos, será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos, mas se tiver um alto índice de erros, será considerada difícil e valerá mais pontos. Até mesmo o acerto casual (chute) é previsto na TRI. 

 

LEIA TAMBÉM:

+ Conheça mais sobre a disciplina Gestão em Ação, diferencial da Phorte
+ Seja um jovem empreendedor com o curso de Administração da Phorte
+ Aluno da Faculdade Phorte é entrevistado por rádio comunitária de São Paulo

 

Utilize sua nota do Enem na Faculdade Phorte

A Faculdade Phorte utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em seu processo seletivo, substituindo o vestibular. Poderão ser aproveitados os resultados do Enem dos três anos anteriores ao do processo seletivo em questão, desde que o candidato tenha obtido nota mínima de 300 pontos na redação. Para os candidatos que escolherem essa opção, será necessário fazer somente uma redação.


Clique aqui para acessar sua nota do Enem. Depois de carregar a página e verificar suas notas, clique em imprimir e salve o arquivo no formato PDF. Traga o documento ao visitar o campus da Faculdade e inscreva-se em um de nossos cursos de graduação.


Fonte: portal.mec.gov.br; educamaisbrasil.com.br