Como ter um ambiente de trabalho remoto (home office) adequado

Segundo estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o home office durante a pandemia. De todo modo, essa modalidade de trabalho já era uma tendência no mercado.

Vamos ver algumas dicas para conseguir um bom ambiente de home office e, assim, aumentar sua produtividade no trabalho.

1. Invista em um ambiente iluminado e ventilado

Para maior conforto nas horas de trabalho, escolha um ambiente bem iluminado, sem que haja excesso nem falta de luz. Além disso, em questões de saúde e bem-estar, priorize locais bem ventilados, com entrada e saída de ar.

Levando esses pontos em consideração, tente montar seu escritório particular perto de janelas, assim, você consegue aproveitar a luz natural e também a ventilação.

2. Disposição das mobílias e dos dispositivos

Pense em adequar sua mobília e seus dispositivos para suas necessidades do trabalho. Por exemplo:

• Computador: a tela do computador/notebook deve estar na linha dos olhos, para que a cervical fique reta.
  • Cadeira: a melhor cadeira para utilizar nos momentos de trabalho a distância é aquela em que você consegue apoiar bem a coluna, com altura mínima do assento a 45 cm do chão, podendo ser regulada de acordo com seu tamanho.
  • Mesa: ao escolher sua mesa ou escrivaninha de trabalho, tenha em mente de que as articulações dos joelhos, quadris, cotovelos e pés devem estar em 90 graus, repousadas de maneira relaxada, para facilitar a circulação de sangue no corpo. Além disso, os antebraços devem sempre ficar apoiados na mesa.
  • Apoio dos pés: plantas dos pés devem ficar encostadas no chão ou se for necessário, em algum apoio.

3. Fuja das distrações

Durante o trabalho remoto, distante do rigor do escritório, podem surgir diversas armadilhas de desatenção: redes sociais, tarefas domésticas, conversas paralelas com as pessoas que moram com você, entre outras. Por isso, evite ao máximo cair nas distrações.

Para que seu tempo seja otimizado, você pode adotar algumas medidas, por exemplo: desligar as notificações do celular, colocar músicas de foco, escolher um local silencioso na casa, explicar para todos de casa que esse é o seu momento de focar no trabalho etc.

4. Tenha uma conexão de internet estável

Atualmente, a maioria das funções necessitam de conectividade à internet, principalmente quando trabalhamos em home office. É por meio da internet que salvaremos documentos em armazenamento online e nos comunicaremos com nossos colegas, além de todas as outras tarefas específicas de cada função.

Assim, ter um plano de internet bom e estável é primordial para construir um ambiente adequado de home office. Pense que seu plano deve dispor de uma boa taxa de velocidade para download e de upload de dados.

5. Planeje seu dia

Para otimizar o tempo de trabalho e conciliá-lo com as tarefas domésticas, é importante organizar os seus passos durante o dia, o que precisa ser cumprido e qual a ordem de importância ou urgência.

Uma ótima dica de ferramenta de organização é: preparar uma lista de afazeres ordenada de acordo com as urgências. É uma maneira de visualizar todas as tarefas do dia e, assim, separar o tempo necessário para cada uma.

6. Mexa-se de hora em hora

Por último, mas não menos importante, para o bem-estar no home office, lembre-se de levantar de tempos em tempos e mexer um pouco o corpo, andar pela casa ou, até mesmo, realizar exercícios simples de alongamento, prescritos por um profissional da Saúde.

Assim, você evita condições como: lombalgia, lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como ter um ambiente home office adequado, é só aproveitar ao máximo a sua oportunidade de trabalho a distância.

Confira os cursos de graduação presenciais e ensino a distância (EAD) da Faculdade Phorte, sua faculdade forte da Bela Vista!