Atendimento: (11) 2222-1222 / Whatsapp: (11) 98504-2430

Como se preparar para o vestibular?

Com o final do semestre, os vestibulares vão surgindo e o nervosismo toma conta dos vestibulandos. Muitos jovens irão realizar as provas pela primeira vez e se questionam como deve ser a preparação para elas. Organização e comprometimento são essenciais, mas há muito mais a ser visto. Por isso, a Faculdade Phorte separou algumas dicas para você se dar bem no vestibular. Confira abaixo:

  • Crie um cronograma de estudos compatível com a sua rotina

Muitos jovens, mesmo no ensino médio, tentam conciliar os estudos com o trabalho ou com o cursinho pré-vestibular. Se esse é o seu caso, é preciso avaliar bem o seu tempo e tentar estudar ou revisar os conteúdos nos intervalos entre as atividades, de modo que nenhuma das atividades seja prejudicada.

  • Dê atenção especial às matérias em que tem mais dificuldade

Há sempre aquela matéria com a qual o vestibulando tem mais afinidade, o que, às vezes, pode levá-lo a focar mais nela, pela praticidade que isso implica. Porém, é necessário dar ênfase às disciplinas cujo conteúdo é mais complicado e exige mais esforço. Apesar de parecer desagradável, fazendo assim, o vestibulando estará equilibrando os conhecimentos em seu aprendizado geral, e certamente terá um aproveitamento maior na prova.

  • Teste a fixação do conteúdo com exercícios

Não basta se aprofundar nas matérias, decorando todo o conteúdo teórico, se não treinar com exercícios. Portanto, pratique seu aprendizado com provas anteriores dos vestibulares nos quais tem interesse ou pesquise por simulados online. Além de verificar seu nível de conhecimento, esta também é uma forma de fixar aquele assuntos importantes.

  • Pratique a escrita de redações

Em algumas faculdades, a redação é a etapa mais importante do vestibular. Em muitos casos, somente ela é solicitada para o ingresso na instituição. Por isso, é interessante escrever sempre que possível. Peça a algum professor ou a um amigo especializado para analisar se há erros ortográficos e ausência de coerência ou coesão. Esse feedback é importante para que você progrida no seu desempenho.

  • Mantenha-se informado

Questões do cotidiano costumam aparecer com grande frequência nas provas. Em razão disso, é preciso manter-se informado. Lembre-se de ler jornais e revistas regularmente, e sempre que possível, assista a reportagens sobre as atualidades no Brasil e no mundo.

Praticando essas dicas, certamente você conseguirá ter um bom proveito nas provas.

Se você se interessa por esses assuntos, siga as redes sociais da Faculdade Phorte e mantenha-se sempre atualizado!

Deixe uma resposta

Fechar Menu