Faculdade Phorte - Como funciona o estágio em Pedagogia?

Como funciona o estágio em Pedagogia?

Como funciona o estágio em Pedagogia

Como funciona o estágio em Pedagogia?

O período do estágio é essencial para que os futuros pedagogos se aproximem do ambiente escolar, estabeleçam conexões entre teoria e prática e se insiram de forma mais consistente no mercado de trabalho, se tornando grandes profissionais no futuro. Você deseja saber como funciona o estágio em Pedagogia? Venha descobrir com a gente!

Geralmente, o estágio é realizado nos últimos períodos da graduação. O aluno frequenta uma escola, participa das ações nela realizadas, relaciona-se com os professores, com os alunos e com a coordenação escolar, com o propósito de conhecer de forma mais significativa o cotidiano da escola.

Pensando em te ajudar com o máximo de informações sobre os estágios em pedagogia, preparamos um conteúdo que aborda os seguintes tópicos:

• Para que serve o estágio em Pedagogia?

• Como funciona o estágio de Pedagogia?

• Em quais áreas o pedagogo pode estagiar?

• Qual é o valor médio de bolsa para um estagiário de Pedagogia?

• Como aproveitar o estágio ao máximo?

Boa leitura!

Para que serve o estágio em Pedagogia?

Estagiar é uma etapa importantíssima na formação profissional dos pedagogos e pedagogas, justamente, porque durante o estágio os estudantes poderão vivenciar na prática todo o conteúdo visto durante a faculdade de Pedagogia, e assim, perceber como é ser pedagogo no dia a dia. 

Além de proporcionar uma vivência da função do pedagogo, o estágio também pode ser uma fonte de renda, no caso de estágios remunerados, que possuem uma bolsa mensal para auxiliar os estudantes a continuarem na graduação de pedagogia. Daqui a alguns tópicos falaremos sobre qual é o valor médio das bolsas de estágio.

Assim, realizar um estágio é um dos degraus mais importantes para a experiência profissional dos estudantes. Esse é o momento para realizar networking, descobrir na prática para que serve a pedagogia e também, vivenciar o que faz o pedagogo.

Como funciona o estágio de Pedagogia?

Os estágios podem ser classificados em obrigatórios ou não obrigatórios. E a diferença entre eles é, segundo a Lei nº 11.788/2008 é:

Estágio obrigatório é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;

Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, podendo ser remunerado ou não.

No caso do estágio obrigatório, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), os estudantes precisam cumprir uma carga horária de estágio estipulada pela matriz curricular. Somente após o cumprimento do mesmo, o estudante poderá se graduar.

Aqui na Faculdade Phorte, uma faculdade da Bela Vista, durante o curso de pedagogia os estágios acontecem da seguinte forma:

Estágios pontuais: são realizados estágios durante todos os semestres, para você aprender na prática e se formar no curso já com experiência, assim você sai na frente no mercado de trabalho, com as vivências acumuladas durante os estágios.

Estágio principal: no 7º semestre, ocorre a realização do estágio principal, abrindo espaço para discussões e trocas de experiências no último semestre. Esse esquema de estágio é um diferencial, justamente, porque propicia uma troca entre os alunos muito grande no 8º semestre.

E ah! Na Faculdade Phorte, ambos os estágios, os pontuais e o estágio principal, são obrigatórios, para te ajudar a traçar uma carreira de sucesso em Pedagogia.

Você também pode gostar de:

+ Graduação em Pedagogia: vale a pena fazer?

+ Entenda a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica

+ Alfabetização x Letramento: descubra qual é a diferença

Em quais áreas o pedagogo pode estagiar?

Em geral, os estágios do curso de Pedagogia são voltados ao ensino infantil, aos anos iniciais do do ensino fundamental e ao estágio em gestão educacional.

Ao lidar diretamente com as crianças, no caso da Educação Infantil, o graduando aprende sobre os campos que envolvem o brincar, o cuidar e o educar, investigando sobre as propostas que promovem seu desenvolvimento pleno e a aprendizagem em cada faixa etária, considerando o aspecto emocional e intelectual das crianças, desenvolvendo a socialização, a autoestima e a criatividade.

No ensino fundamental I, da mesma forma, temos garantido o propósito de proporcionar ao graduando que conheça de perto as práticas pedagógicas por meio da observação da ação docente, assim como da atuação mediada pelos professores, com o intuito de possibilitar maior compreensão da intencionalidade e de como ela se evidencia na prática. 

Em ambas as opções de estágio, a interação com o professor é importante para que o estagiário consiga entender como é planejada a sequência das aulas, a integração entre as disciplinas, as concepções de educação adotadas e como elas se manifestam na atuação cotidiana. 

Qual é o valor médio de bolsa para um estagiário de Pedagogia?

Durante a faculdade de Pedagogia, há possibilidade de o estudante receber uma bolsa-auxílio para a realização de estágios com duração de quatro a seis horas diárias, no valor de aproximado de R$ 900,00, além de benefícios como vale-transporte, seguro de vida e vale-alimentação.

Contudo, dependendo da vaga de estágio o valor da bolsa-auxílio pode ser maior ou menor. 

“Por vezes, as melhores oportunidades são oferecidas aos estagiários que vivenciam um processo de formação mais consistente, dessa forma, cursar uma faculdade com uma proposta sólida, engajar-se nos processos de seleção candidatando-se ao maior número de vagas possíveis e se preparar para os processos, aumentará as chances de escolha”, comenta a professora Renata, docente da Faculdade Phorte. 

Como aproveitar o estágio ao máximo?

Como vimos, os estagiários do curso de pedagogia têm um bom campo de atuação e oportunidades valiosas de se desenvolver profissionalmente ao desenvolverem uma experiência de atuação que contribuirão para o desenvolvimento  do seu futuro docente. Por isso, é importante que o estudante aproveite ao máximo o período de estágio estabelecendo conexões entre a experiência acadêmica e a atuação em sala.

Fazer networking: conhecer pessoas e manter uma relação profissional e duradoura com elas, pode ser a chave para novas oportunidades em pedagogia. Por isso,  invista em conhecer profissionais do meio educacional.

Planeje-se: planejamento da rotina, essa é uma das chaves para aproveitar o período de estágio, tendo em vista que trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil e requer organização e administração do tempo e, assim, evitar uma sobrecarga.

Profissionalismo: compromisso, responsabilidade e engajamento são posturas importantes. Além disso, demonstrar que está preparado para atuar coletivamente, desenvolvendo um bom trabalho em equipe. O respeito às regras e orientações propostas também revela o profissionalismo, um requisito importante para você se destacar durante o período do estágio.

Esclareça as dúvidas: não deixe nada pendente, se tem alguma pergunta, peça ajuda a seu supervisor de estágio, é assim que você conseguirá aprender da melhor maneira a função do pedagogo.

Referências: assim que seu período de estágio acabar, pense em pedir uma carta de recomendação, ela será um instrumento valioso para futuras oportunidades de trabalho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, aproveite a oportunidade e conheça mais detalhes do Curso de Pedagogia em SP, oferecido pela Faculdade Phorte!