Faculdade Phorte - Como fazer uma boa pesquisa

Como fazer uma boa pesquisa

como fazer uma boa pesquisa

Como fazer uma boa pesquisa

Apresentar uma pesquisa acadêmica com argumentos fortes, um bom referencial teórico e ganhar aquela nota máxima é um dos sonhos do universitário. Contudo, a etapa da pesquisa pode ser um grande desafio na vida do estudante. Mas relaxe, pois nosso objetivo com este conteúdo é dar dicas de como fazer uma boa pesquisa.

Seja no ensino médio, na graduação ou na pós-graduação, saber como fazer uma boa pesquisa é fundamental para ir bem nos estudos. Mas, será que você está preparado para entregar uma pesquisa nota 10?

Pensando em ajudar, separamos 5 dicas para fazer uma boa pesquisa acadêmica. Boa leitura!

5 dicas para fazer uma pesquisa acadêmica impecável

1. Elabore um roteiro de pesquisa

Seja qual for o trabalho acadêmico: artigo científico, trabalho de conclusão de curso, seminário ou projeto de pesquisa, um dos primeiros passos, junto com a delimitação do tema, é a elaboração de um roteiro de pesquisa.

O roteiro de pesquisa vai guiar você durante toda a pesquisa, por meio de informações como temática, objetivo geral e objetivos específicos, entre outras. Assim, você vai se sentir mais amparado durante o processo de pesquisa.

2. Defina um cronograma de pesquisa

Outro ponto importante é a definição do cronograma de pesquisa, tendo em vista que é a ferramenta de organização necessária para dividir o tempo e as etapas de pesquisa.

Dessa forma, você poderá definir metas e prazos para cada etapa da sua pesquisa, da coleta de informações à análise e escrita do material.

Você também pode gostar de:

3. Utilize a Biblioteca Digital da Phorte

Não é novidade para ninguém que vivemos em uma era de produção em massa de informações. Assim, é natural sentir-se perdido nesse mar de conteúdos. Por isso, é importante definir fontes confiáveis para embasar seu trabalho acadêmico.

Nessa tarefa, a Biblioteca Digital Phorte pode ajudar você! A plataforma lhe dá acesso a mais de 6 milhões de itens disponíveis para consulta, em diversas áreas do conhecimento. Assim, você tem acesso a um acervo vasto e atualizado constantemente, que permite buscas precisas e resultados abrangentes e de altíssima qualidade científica.

Outros bons exemplos de plataformas que podem ser utilizadas para buscar artigos confiáveis são: Scielo e CAPES, tendo em vista que são ferramentas de busca que reúnem produções acadêmicas de pesquisadores do Brasil e do mundo.

4. Esquive-se do plágio

Plágio é um assunto sério, sendo considerado um crime. O plágio acontece quando há apropriação de conceitos, citações ou ideias de outro autor, seja por qualquer meio disponível, sem os devidos créditos.

Por isso, tudo o que for incorporado à pesquisa e que seja de autoria de outra pessoa deve ser creditado de acordo com as normas técnicas de como realizar citações.

5. Atenção às normas técnicas

Ao estruturar uma pesquisa acadêmica, normalmente são solicitadas as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, é bom estudá-las para saber aplicá-las de acordo com o tipo de trabalho solicitado.

As normas incluem informações sobre: estrutura, recuo de margens, paginação, citação direta e indireta, referências bibliográficas, títulos e subtítulos, entre outras especificações.

Agora que você conferiu as dicas, é só pôr a mão na massa! Com comprometimento e dedicação, você conseguirá fazer uma boa pesquisa, digna de nota máxima.