Como escolher uma carreira profissional? Confira as dicas da Phorte

Por isso, é importante desmistificar a ideia de escolhas “certas” ou “erradas”. Ao sair do ensino médio com cerca de 17 anos de idade, o aluno não possui autoconhecimento suficiente para “acertar” na escolha e deve entender que não tem problema ele não ter certeza da sua carreira profissional naquele momento.

É muito importante você ver o curso escolhido como uma formação superior inicial, e não como um destino final. Todavia, se você não sabe como escolher o curso de graduação, separamos algumas dicas sobre como se orientar para tomar essa decisão.

Analise a atual situação da profissão no mercado de trabalho

Para evitar surpresas desagradáveis quando se formar, vale conferir as projeções da carreira que escolher. Verifique como as profissões foram ou serão alteradas pela tecnologia e se a remuneração condiz com sua pretensão. É importante ter em mente que muitas carreiras foram se moldando com o tempo até ganhar destaque no mercado. Por isso, não foque apenas no salário inicial, mas nas possibilidades de crescimento na carreira.

Procure saber como é a rotina do profissional e o ambiente de trabalho

Se você tem alguma opção em mente, procure fazer contato com algum profissional formado e atuante na área de seu interesse, para descobrir detalhes da rotina de trabalho. Observe se esta condiz com o que você espera da profissão. Durante a pesquisa, também procure saber sobre as funções que podem ser exercidas e os desafios da carreira.

Pesquise sobre profissões e observe as opções em cada segmento

Na composição dos cursos superiores, é possível verificar as disciplinas oferecidas e observar quais as ramificações daquela profissão. Por exemplo, o estudante de Jornalismo pode atuar não apenas como jornalista, mas também como radialista, assessor ou fotógrafo. Mesmo que o estudante esteja na dúvida sobre a carreira, pode ser que entre as atividades pertinentes ao curso haja alguma pela qual ele se interesse em particular e deseje se aperfeiçoar nela com o tempo, construindo, assim, a sua carreira profissional.

Participe de seminários, congressos e cursos de capacitação

Eventos, webinars, seminários e congressos são ótimas oportunidades para você abrir a mente e ter contato com caminhos que talvez nem imaginasse que existissem, ou, ainda, para despertar seu interesse por áreas inesperadas.

Cursos de capacitação, também conhecidos como cursos livres, são outra opção interessante. Alguns são de curta duração e podem ajudar a avaliar se deseja ou não seguir em uma determinada área. (Conheça os cursos livres da Faculdade Phorte.)

Considere fazer testes vocacionais

Caso não sinta firmeza em relação a seus gostos e escolhas, pesquise por testes vocacionais para expandir um pouco sua visão de si mesmo e analisar as carreiras mais compatíveis com o seu perfil. Em geral, os testes mostram suas melhores e maiores aptidões e habilidades, com base em respostas a um questionário e, por vezes, em conjunto com uma entrevista com um especialista. Entenda que esse teste não irá dizer qual carreira você deve seguir, mas é uma ferramenta para ajudá-lo a tomar uma decisão. (Faça o teste vocacional da Faculdade Phorte.)

Fonte: catho.com.br;

Artigos Relacionados

Comentários