Atendimento: (11) 2222-1222 / Whatsapp: (11) 98504-2430

Como criar uma rotina de estudos mais produtiva?

Muitas pessoas acreditam que a rotina corrida e desregulada é o grande motivo para não conseguirem se dedicar aos estudos de forma saudável e eficaz. Entretanto, é possível criar um cronograma dentro da sua disponibilidade de tempo e conciliar os estudos com o trabalho e até o lazer. É preciso entender que o cronograma de estudos é uma ferramenta individual, ou seja, que se aplica especificamente a cada caso, razão pela qual, quando aplicado e seguido corretamente, é tão eficiente.

  1. Determine suas prioridades

Entender como funciona o seu tempo é fundamental para compreender como você irá conseguir cumprir com suas responsabilidades de estudo e, ainda assim, separar um tempo livre para descansar. Faça uma autorreflexão acerca do seu cotidiano, avalie as ocupações que tem ao longo da semana e verifique se todas elas são, de fato, essenciais para sua rotina ou se apenas desperdiçam seu tempo, fazendo com que procrastine ações mais importantes, como estudar.

Também é importante entender que algumas pessoas têm uma disponibilidade de tempo maior que outras. Portanto, considere substituir saídas frequentes a bares e festas para dar ênfase a algumas horas a mais de estudo. Com sua aprovação no final do ano, você verá o quanto valeu a pena.

  1. Defina o horário para a rotina de estudos

Para muitas pessoas, a maior dificuldade em ter uma rotina de estudos está ligada ao tempo. Apesar de vários empecilhos para essa organização se concretizar, é possível conciliar todos os compromissos e, dessa forma, investir em seu próprio aprendizado.

Cada um tem tempo e objetivos diferentes. Por isso, entenda que é necessário organizar um plano de estudos que atenda à sua própria disponibilidade de tempo. Defina os conteúdos que precisam ser estudados e dedique algum tempo a mais para revisar aqueles que são mais relevantes ou nos quais você tem mais dificuldade. No entanto, conheça e respeite seus limites! Não coloque objetivos exaustivos em seu cronograma. Faça o que sabe que consegue cumprir.

Praticando essas dicas, certamente você conseguirá ter um bom proveito nas provas.

Se você se interessa por esses assuntos, siga as redes sociais da Faculdade Phorte e mantenha-se sempre atualizado!

Fonte: catho.com.br; stoodi.com.br;

Deixe uma resposta

Fechar Menu