Atendimento: (11) 2222-1222 / Whatsapp: (11) 98504-2430

Como aumentar a qualidade do meu tempo de estudo?

Como muitas pessoas não têm grande disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos da forma correta, por vezes acabam estudando de modo superficial ou desregulado, o que pesa nas provas finais. Por isso, a Phorte trouxe algumas dicas de como e o que fazer para se concentrar mais e obter um melhor rendimento.

  1. Encontre um local adequado para estudar

Dependendo do local escolhido para estudar, você pode ter uma redução no seu nível de concentração e produtividade, por conta de fatores aleatórios que, às vezes, tiram seu foco. Desse modo, estabeleça um ambiente confortável, que seja propício para sua concentração, e avise seus familiares para não o(a) incomodarem durante o período de estudos.

  1. Diversifique a fonte de aprendizado

Depois de um tempo, algumas pessoas podem considerar seu hábito de estudo repetitivo e até mesmo maçante, especialmente depois de um dia bem cansativo. Em casos assim, o melhor a fazer é explorar outras formas de se aprofundar em determinado assunto, com materiais que forneçam estímulos diferentes. Bons exemplos são: documentários, filmes, podcasts, vídeos do Youtube que abordem o tema estudado, palestras, workshops etc. As pessoas têm diferentes formas de aprender; algumas absorvem mais o conteúdo através da audição, ao passo que outras preferem estudar utilizando livros e outros materiais impressos. Descubra qual a sua forma de aprender mais eficiente e passe a utilizá-la.

  1. Adote intervalos na rotina de estudos

Não é recomendado passar muito tempo estudando sem intervalos, ou seja, sem descansar o corpo e a mente. Ao contrário do que muitos pensam, não é a quantidade de tempo que importa, e sim a qualidade dele. Assim, passar três, quatro ou mais horas seguidas imerso nos livros, em vez de ajudá-lo a compreender e absorver seu teor, na verdade, acarretará episódios de fadiga mental.

  1. Não se esqueça do lazer

Entre as horas de estudo, separe alguns minutos de intervalo para descansar a mente e se distrair. Dessa forma, seu corpo e sua mente se manterão ativos e seu aprendizado renderá mais. É importante também aproveitar algumas horas livres aos finais de semana e nos feriados para se dedicar a si mesmo e aos entes queridos. Entreter-se e preservar esse autocuidado também deve fazer parte do plano de estudos. Meditação, sessões de exercícios físicos e até mesmo uma ou duas horas a mais de sono podem trazem muitos resultados positivos. Lembre-se também de manter uma alimentação saudável e equilibrada, e de beber bastante água.

Praticando essas dicas, certamente você conseguirá ter um bom proveito nas provas.

Se você se interessa por esses assuntos, siga as redes sociais da Faculdade Phorte e mantenha-se sempre atualizado!

Fonte: catho.com.br; stoodi.com.br;

Deixe uma resposta

Fechar Menu