Como administrar o tempo nas redes sociais

As redes sociais já somam mais de 3,5 bilhões de usuários no mundo inteiro. Entre elas, o Facebook continua na posição de maior rede social do mundo, com mais de 2,7 bilhões de contas ativas; no Brasil são 130 milhões de usuários só desta rede social.

O que é uma rede social?

Hoje em dia, é popularmente chamada de rede social uma plataforma digital que permite a conexão entre pessoas de diversas localidades. Esse conceito, porém, não é tão novo assim.

Na verdade, rede social é qualquer organização ou auto-organização, dentro ou fora da internet, de pessoas ou grupos com interesses ou causas em comum. Assim, é possível dizer que, desde os tempos antigos, os seres humanos fundaram suas redes sociais.

Redes sociais digitais ou mídias sociais digitais são os sites e aplicativos como Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok e LinkedIn, entre outros, ou seja, são formas informatizadas dessas redes sociais que, como vimos, sempre existiram.

Há quem considere as redes sociais vilãs, enquanto outros as consideram extremamente positivas. A verdade, porém, é que as redes sociais digitais são estruturas capazes de modificar nossas vivências, em todos os setores da vida.

6 dicas valiosas para parar de desperdiçar tempo nas redes sociais 

Como qualquer outra estrutura com esse poder, tudo o que é de mais pode ser nocivo para a saúde individual e coletiva.

Dependência digital é um tema de saúde pública em vários países, justamente porque diz respeito ao uso abusivo de tecnologias digitais, condição que atrapalha a vida de muitos indivíduos e está relacionada também às discussões sobre redes sociais e saúde mental.

Por isso, vamos a algumas dicas de como manter saudável a relação com as redes sociais.

1. Desative as notificações

Notificações a todo momento não ajudam muito no processo de conseguir administrar melhor o tempo gasto em redes sociais, isso porque elas podem desconcentrar você e criar a vontade de checar as novas atualizações a todo momento.

Por isso, mantenha todas as notificações ativas só para aplicativos que sejam realmente importantes e tenham urgência em ser vistos. Assim, você terá menos gatilhos para desbloquear a tela do celular e entrar nas redes sociais sem ter um propósito.

2. Defina horários e tempo-limite para utilizar as redes sociais

Outra dica importante para diminuir o tempo nas redes sociais é utilizar aplicativos que mensuram o tempo gasto e ajudam a definir um limite de utilização para cada app.

Um bom exemplo disso, nos dispositivos Android, é a função Bem-Estar Digital, que funciona para monitorar as redes sociais e ajudar você a controlar o tempo gasto diariamente nos apps.

3. Tenha um propósito

Outra dica legal é: toda vez que você abrir uma rede social, tenha um objetivo claro. Entrar simplesmente como passatempo é o que acaba nos prejudicando no dia a dia, já que os algoritmos nos induzem a navegar por horas e horas sem parar.

Por isso, pense bem e utilize suas redes com um propósito claro, para não cair nas armadilhas das redes.

4. Selecione o que você acompanha por relevância

Priorizar a qualidade e não a quantidade de conteúdo consumido é o que faz a diferença na hora de repensar nossa relação com as redes sociais.

É importante entender o que realmente agrega algum valor à sua vida e o que não é tão interessante assim. Além disso, refletir sobre os perfis seguidos, preferindo fontes seguras e confiáveis de informação, ajuda até mesmo a evitar as fake news.

5. Durma e acorde com o smartphone longe de você

Checar as redes sociais antes de dormir pode atrapalhar a saúde do sono, ocasionando descanso mal aproveitado, o que pode refletir em todas as tarefas do dia seguinte e virar uma bola de neve.

Além disso, acordar e já pegar o smartphone para checar todas as redes sociais pode tomar muito tempo da manhã. Em vez disso, você pode aproveitar a manhã tomando um bom banho, fazendo um café da manhã robusto e organizando as demandas do dia.

6. Converse e se informe sobre o assunto

Por último, mas não menos importante, conversar com as pessoas sobre saúde mental e uso de redes sociais pode ajudar a entender melhor seu percurso pelas redes sociais. Contudo, é sempre aconselhável procurar terapias com psicólogos qualificados, caso a tarefa de diminuir o tempo gasto nas redes sociais pareça impossível.

Dica de ouro: Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir o documentário Dilema das Redes, disponível na plataforma de streaming Netflix. Ele traz especialistas de tecnologias digitais que, inclusive, já trabalharam em grandes empresas da área, os quais alertam para os malefícios das redes sociais sobre a democracia e a humanidade.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo com seus colegas e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.

Artigos Relacionados

Comentários