O QUE É E PARA QUE SERVE A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pela Lei do SINAES nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), obedecidas as seguintes diretrizes:

I – Constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II – atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

A CPA coordena a avaliação das atividades-fim, ensino, pesquisa e extensão, e das atividades-meio, processos, infraestrutura e gestão.

A CPA lidera o processo de avaliação dos cursos oferecidos pela instituição. É a partir das percepções dos alunos e colaboradores que a comissão elabora relatórios e pareceres para assegurar a melhoria contínua dos cursos, do processo de ensino e aprendizagem, da infraestrutura e na gestão.

Por esse motivo, a participação de todos os atores (alunos, professores e colaboradores) envolvidos nesse processo é fundamental. Ao participar, você contribui para que as melhorias sejam implantadas e seu curso melhore a cada dia. Você avalia a proposta pedagógica, os professores, a infraestrutura, a coordenação, a biblioteca, a secretaria, o departamento financeiro e outras áreas da instituição. Ajude-nos a melhorar seu curso e a instituição como um todo.

O QUE É AVALIADO PELA CPA?

A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, em seu artigo terceiro, estabelece que os objetivos da avaliação da educação superior devem considerar, obrigatoriamente, as dez dimensões institucionais arroladas a seguir. Já em seu artigo 11, estabelece os prazos e os regramentos para a constituição da CPA, definindo que essa Comissão, além das obrigações de atender às solicitações de informações ao Inep, possui atribuição de “condução dos processos de avaliação internos da instituição”.

Dimensões institucionais incluídas na avaliação das instituições de ensino superior:

• • A missão e o plano de desenvolvimento institucional.
    • A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
    • A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
    • A comunicação com a sociedade.
    • As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.
    • Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.
    • Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
    • Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
    • Políticas de atendimento aos estudantes.
    • Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

A Faculdade Phorte está comprometido com a busca permanente de melhorias em suas atividades acadêmicas e administrativas. Para tanto, adotará procedimentos de autoavaliação, capazes de apontar áreas, setores e atividades que requerem revisão em suas rotinas, a fim de assegurar o alcance das referidas melhorias.

Entre os procedimentos que serão implantados, destaca-se a avaliação que os alunos farão dos professores e das disciplinas por eles ministradas, cujo resultado deverá contribuir para o aperfeiçoamento das atividades de ensino. Todo semestre você terá uma nova oportunidade de avaliar a atuação do coordenador de seu curso, os serviços ofertados pela instituição, as condições gerais de infraestrutura, além dos professores e das disciplinas.

Para que isso se torne viável, é fundamental a participação de toda a comunidade estudantil no preenchimento do formulário apropriado, disponibilizado a cada semestre no Aluno Online. Você não levará mais do que 20 minutos para registrar suas impressões.

QUEM PARTICIPA?

Toda a comunidade estudantil, bem como os professores e os demais colaboradores do corpo técnico-administrativo da instituição participam do processo de avaliação. Todo semestre a CPA coletará as impressões desses atores e, a partir delas, elaborará pareceres e relatórios que apontam as áreas que requerem revisão em suas rotinas e procedimentos. Sem essas impressões, a melhoria necessária para garantir a formação de nossos alunos não estará completa. Participar do processo de avaliação é também uma prática de cidadania. Ajude-nos a tornar a Faculdade Phorte cada dia melhor!

RESULTADOS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A CPA da Faculdade Phorte trabalhará para melhorar e divulgar as percepções e os resultados do processo de avaliação. Fique atento para mais informações sobre a avaliação da CPA do seu curso aqui nesta página.

AGENDA DA AUTOAVALIAÇÃO

Auto Avaliação Institucional – 2018.2