Brinquedoteca: a arte de aprender brincando

A brinquedoteca consiste em um espaço provido de objetos e jogos educativos, destinado a estimular crianças e acompanhantes (familiares ou brinquedistas) a brincar. Nela, a criança pode escolher livremente seus brinquedos e expressar sua criatividade e fantasia; é um lugar onde os pequenos não são obrigados a aprender, mas certamente aprendem brincando, pois não é possível separar a brincadeira do aprendizado.

Através dessa prática, pode-se avaliar as crianças e acompanhá-las em seus processos de iniciativa, socialização, desenvolvimento motor e de linguagem, entre outras potencialidades.Brincando a criança percebe melhor o mundo, descobre seus mistérios e constrói pensamentos. Acreditando que a atividade lúdica é o modo pelo qual a criança aprende, a administração de uma brinquedoteca é essencial, pois o espaço constrói caminhos para o conhecimento das crianças e as ensina a interagir com os meios físicos e sociais em que vive.

Na brinquedoteca, o brincar é realizado de forma prazerosa, sem preocupações com o tempo – um prazer indispensável para a saúde física, emocional e intelectual de qualquer ser humano. O desenvolvimento de um indivíduo adulto é ameaçado quando não vive sua infância integralmente, com qualidade e diversão. Por isso esses horizontes devem ser explorados, a fim de assegurar às crianças uma oportunidade de crescer e se fortalecer não somente nessa fase da vida, mas em todas as outras.

Se o assunto desperta seu interesse, assista à palestra EAD da Profa. Joselita Mauricio, docente do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte. Na palestra, Joselita explica, entre outros assuntos, o funcionamento da brinquedoteca e sua importância, e a relevância dos demais locais presentes na vida da criança, os quais vão além do ambiente escolar.

Fonte: portaleducacao.com.br; indianopolis.com.br