Aula Inaugural: O papel do gestor no novo normal

No dia 03/08 (segunda-feira), às 19h30, você está convidado a participar da Aula Inaugural: “O papel do gestor no novo normal”, com o professor Maurício Santos.

O evento online gratuito inaugura o semestre letivo na Faculdade Phorte, que, apesar das condições impostas pela pandemia do novo coronavírus, segue com as suas atividades, utilizando recursos digitais e tecnológicos – um dos diferenciais da instituição – e levando educação superior de qualidade a alunas e alunos de São Paulo.

Estes serão alguns tópicos abordados durante a aula:

• Características de um verdadeiro líder.

• A importância do papel do gestor como líder e seu desempenho em momentos extremos.

• A técnica CHA: conhecimento, habilidades e atitude.

• O “novo normal” e as constantes mudanças e competências exigidas para um gestor.

inscreva-se na aula inaugural

A importância da liderança para a gestão

Precisamos compreender que nem todo gestor é líder e que nem todo líder é gestor! Na verdade, os melhores gestores são aqueles com perfil de liderança.

Por isso, é impossível falar do papel de gestor sem envolver a questão da liderança e do que significa ser líder e liderar uma equipe, principalmente quando estamos falando de situações de crise, que envolvem: sensibilidade, grande habilidade de comunicação, poder de decisão, competência, resiliência, atualização com as novidades que o mercado oferece, entre outros atributos que só o gestor-líder possui.

Assim, durante a aula inaugural, o Prof. Maurício Santos pretende “destacar alguns líderes (a título de curiosidade) ao longo da história: Winston Churchill, Abraham Lincoln, Mahatma Gandhi… e a importância do papel desempenhado no sentido da liderança em momentos extremos”.

É o gestor como líder!

Por que gestor? As carreiras e seu envolvimento com a gestão e a liderança

Para muitas profissões, senão todas, essas competências de liderança e de gestão, que envolvem a capacidade de gerenciar, são necessárias em todos os momentos, sobretudo em situações de crise.

Você pode se perguntar: “Por que dominar a gestão?”. Aqui estão algumas respostas:

• “Quero ser administrador!”. Se essa é a sua convicção, saiba que muito do que faz um administrador envolve capacidades e competências de gestão e de liderança. Então sim, um profissional da área de Administração tem que dominar a gestão e ter um perfil de liderança!
• No curso de Logística, em SP, que se dedica a estudar a logística empresarial, por exemplo, você aprende que um dos pontos fundamentais para a carreira na logística é o domínio da gestão – sempre com base na postura de liderança.
• O que são processos gerenciais, senão o estudo das melhores ações de gestão que possibilitem atingir um objetivo? Então, ser um gestor com perfil de liderança, nesse contexto, é o que vai formar o tecnólogo em processos gerenciais.
• E a gestão de RH? Para a profissão de Recursos Humanos, a gestão e a liderança são essenciais para o exercício das atividades. O RH é gestor, principalmente um gestor como desenvolvedor de equipes.

E os exemplos não param por aí… Deu para perceber o quanto a gestão e a liderança caminham juntas? E também impactam nas diversas carreiras? Se quiser saber mais sobre essa relação, participe da Aula Inaugural: O papel do gestor no novo normal. Um evento online e gratuito, com um profissional experiente na área, que acontecerá no dia 03/08 (segunda-feira), às 19h30.

inscreva-se na aula inaugural

Artigos Relacionados

Comentários