Faculdade Phorte - Alfabetização x Letramento: descubra qual é a diferença

Alfabetização x Letramento: descubra qual é a diferença

Alfabetização versus Letramento

Alfabetização x Letramento: descubra qual é a diferença

Uma das preocupações nos cursos de Pedagogia em São Paulo é deixar claro a diferenciação entre alfabetização e letramento, porque são dois conceitos essenciais da Educação.

Qual a diferença entre alfabetização e letramento?

Em linhas gerais, alfabetização é o processo em que são desenvolvidas as habilidades de leitura e de escrita, e letramento é a capacidade de utilizar a leitura e a escrita de forma prática.

Desse modo, o letramento é um domínio mais aprofundado do sistema de escrita, pois implica dominar também a pragmática da linguagem, ou seja, o uso da língua no cotidiano, em seus contextos variados.

Essas diferenças também configuram distintas metodologias de ensino para cada objetivo. Por exemplo, no processo de alfabetização, o pedagogo foca na aprendizagem da língua; já no processo de letramento, foca em habilitar o aluno a utilizar a escrita e a leitura em contextos diferentes, como a organização de discursos, por exemplo. Mas não é só!

5 fundamentos da Educação Infantil

Metodologias do processo de alfabetização e letramento

O processo de alfabetização é aquele em que ocorre o ensino-aprendizagem de um sistema linguístico. Assim, o aluno é capacitado a ler e a escrever.

Dentro desse processo, como em todos os processos educacionais, o papel do pedagogo é essencial na mediação do ensino. Essa é uma das possibilidades que configuram o que um pedagogo faz: o trabalho em sala de aula.

Pontuamos aqui duas principais metodologias para o processo de alfabetização e letramento, que podem acompanhar os alunos durante os ciclos escolares: a tradicional e a construtivista.

• Método tradicional: é centrado no professor e presume que a aula deva ocorrer somente em sala, com aulas expositivas em que o educador ensina a matéria, passa exercícios e os corrige.

• Método construtivista: baseado na corrente de Jean Piaget, esse método permite que os alunos construam seus conhecimentos de acordo com suas individualidades. Assim, essa metodologia faz a união entre fala, escrita e leitura durante o processo.

Agora que sabemos um pouco mais sobre as diferenças entre alfabetização e letramento, que tal dar uma olhada no curso de graduação de uma das faculdades de Pedagogia em São Paulo com ótima classificação no MEC?

Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar!