Acessibilidade na faculdade: como a instituição acadêmica pode atuar na inclusão social

Imagem da notícia Acessibilidade na faculdade: como a instituição acadêmica pode atuar na inclusão social

Acessibilidade na faculdade: como a instituição acadêmica pode atuar na inclusão social

O ambiente universitário é o local onde os estudantes se sentem estimulados a se empoderar e a fazer novas descobertas. Em relação aos alunos portadores de deficiência (qualquer que seja ela), é preciso que todo ambiente acadêmico possibilite que eles não se sintam incapazes de realizar suas atividades cotidianas e acadêmicas.

Para atender às particularidades desses alunos, é preciso que a instituição construa espaços de igualdade, enfatizando a aprendizagem, a socialização, a formação para o exercício da cidadania, além de prepará-los para a sua inserção no mercado de trabalho.

 

Qual o conceito de deficiência?

Em 1980, a Organização Mundial da Saúde criou um sistema de classificação de deficiências, de modo a desenvolver uma linguagem comum para a pesquisa e para a prática clínica. Assim, segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”. Trata-se da exteriorização de um sintoma.
 

Quem é a pessoa com deficiência

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Organização das Nações Unidas / 2006), “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição), os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

É um cidadão com os mesmos direitos de autodeterminação e usufruto das oportunidades disponíveis na sociedade.

Deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência.

A pessoa com deficiência possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades.

Pode apresentar uma ou mais deficiências, percebida ao nascimento ou adquirida ao longo da vida.

Existem doenças que, embora não estejam enquadradas como deficiência, podem produzir, direta ou indiretamente, graus de limitação variados, como os distúrbios de fala, da linguagem ou comportamentais, e os transtornos orgânicos.

A deficiência é um atributo do ser humano como qualquer outro, como ser alto, baixo, gordo ou magro, sendo que as pessoas com deficiência fazem parte dessa diversidade, tendo os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.

 

LEIA TAMBÉM:

+ Faculdade Phorte apoia a Conferência de Educação, que traz Alfredo Hoyuelos ao Brasil
+ A Biblioteca da Phorte é uma das maiores do Brasil!
+ Conheça a Faculdade Phorte, a faculdade da Bela Vista!

 

Como a Faculdade Phorte atua para a inclusão social

Pensando nas dificuldades dos estudantes com necessidades especiais, as instalações do campus são todas equipadas para melhor atender a esses alunos. Toda a infraestrutura da Faculdade Phorte atende às normas de acessibilidade previstas na legislação brasileira. As instalações estão equipadas com:

- rampas de acesso;

- sinalização tátil nos corredores e nos degraus;

- sinalização em Braille;

- banheiros especiais;

- cadeira de rodas;

- alarme visual e sonoro para sanitários;

- elevadores;

- cadeira-elevador para escadas;

- seguranças treinados.

Além disso, a Phorte dispõe de uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio da qual os alunos podem avaliar a instituição, os professores e a metodologia, e opinar sobre o que mais acharem necessário. Desse modo, em conjunto com eles, a instituição desenvolve uma evolução qualitativa crescente.

Na CPA, os alunos podem compartilhar sua visão não somente dos aspectos institucionais, mas também as relacionadas à sala de aula, como inseguranças em relação aos colegas e dificuldades pessoais. A coordenação analisa cada visão e procura encontrar meios que proporcionem um ambiente mais harmonioso para aquele aluno, seja a mudança de turma, o diálogo com os colegas, com os docentes etc.

A Phorte preocupa-se bastante com o relacionamento dos alunos com todos aqueles que fazem parte da trajetória de sua carreira. Com esse objetivo, cada questão sociológica e psicológica também desperta a atenção de nossos profissionais. A metodologia entregue pela Faculdade, além de acadêmica, também busca ser profissional e pessoal, aprimorando todos os perfis do estudante.


Fonte: guiadoestudante.abril.com.br; saude.curitiba.pr.gov.br