Faculdade Phorte - A diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que você precisa saber

A diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que você precisa saber

diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

A diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que você precisa saber

Você sabe a diferença entre Gestão de Pessoas ou Gestão de Talentos, Gestão do Capital Intelectual e Gestão do Capital Humano? A Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas voltadas a otimizar e maximizar o potencial dos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, conseguimos perceber por que a Gestão de Pessoas é importante para garantir o sucesso dos empreendimentos.
 
Mas, será que Recursos Humanos e Gestão de Pessoas são a mesma coisa? 
 
“Muitas empresas têm um departamento chamado Gestão de Pessoas que, na verdade, veio substituir o Departamento de Recursos Humanos (RH), nome tradicionalmente utilizado pelas organizações, que hoje adotam, além de Gestão de Pessoas, nomes como: Gestão de Talentos, Gestão do Capital Intelectual e Gestão do Capital Humano. Essa mudança veio para demonstrar que as pessoas são mais do que ‘recursos’”, comenta a professora e coordenadora da área de Gestão, Cida Bucater.
 
Podemos dizer que os Recursos Humanos estão focados em planejar uma estratégia macro para a instituição, ao passo que a Gestão de Pessoas está focada no engajamento do colaborador. 
 
Quer saber mais? Venha entender melhor a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, bem como suas funções em uma instituição.
 

O que Gestão de Pessoas faz?

Como o próprio termo diz, a Gestão de Pessoas vai se preocupar com o capital humano de uma organização. Desse modo, a principal preocupação dessa área é selecionar, treinar e avaliar o desempenho dos colaboradores, buscando desenvolver competências e contribuir para a satisfação e o engajamento de cada um deles.
 
Portanto, a Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas voltadas a otimizar e maximizar o potencial dos colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, conseguimos perceber por que a Gestão de Pessoas é importante para garantir o sucesso dos empreendimentos. 
 
Nessa perspectiva, a área de Gestão de Pessoas tem funções e compromissos que colaboram para o sustento das operações de uma organização:
 
• Criação, disseminação e manutenção da cultura organizacional.
• Busca de maneiras de manter os processos internos aperfeiçoados.
• Auxílio no desenvolvimento dos colaboradores.
• Incentivo à atualização profissional e à busca por conhecimento.
• Fortalecimento da integração entre os diferentes departamentos.
• Identificação das características e competências necessárias de candidatos em processos de seleção e recrutamento.
• Garantia da comunicação eficaz entre a empresa e seus colaboradores.
 
“A área de Gestão de Pessoas trabalha em perfeita parceria com os gestores, os líderes das equipes, que fazem a gestão direta das pessoas”, aponta a professora Cida Bucater.
 
Você também pode gostar de?
 

O que Recursos Humanos faz? 

Em resumo, quando falamos de Recursos Humanos, estamos nos referindo à administração de pessoas, atividades do Departamento Pessoal.
 
De uns tempos para cá, o setor de RH passou de um departamento burocrático para um departamento estratégico nas empresas, reconhecendo a centralidade dos colaboradores para o sucesso dos negócios.
 
Para entender qual o objetivo da profissão de gestor de recursos humanos, primeiro precisamos entender quais suas funções dentro de uma organização.
 
As funções da área de RH variam de organização para organização, porém, seu principal objetivo é administrar os recursos humanos, ou seja, o conjunto de colaboradores de uma organização, segundo as leis trabalhistas.
 
Entre suas principais funções estão:
 
• Avaliar o desempenho das equipes e promover o desenvolvimento de lideranças.
• Planejar e realizar processos de recrutamento e seleção.
• Estabelecer e controlar benefícios dos colaboradores.
• Disseminar as políticas e os procedimentos da organização.
• Zelar pela saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores dentro do ambiente empresarial.
• Desenhar planos de cargos e salários.
 
Com isso, conseguimos perceber a amplitude da área e algumas características da profissão de Recursos Humanos.

Como trabalhar com RH ou Gestão de Pessoas?

Se o seu desejo é seguir carreira na área de Recursos Humanos, um bom começo é investir na sua formação por meio de uma faculdade de RH, por exemplo.
 
Quanto tempo demora a faculdade de RH? O curso superior de Tecnologia em Recursos Humanos tem duração de 2 anos e é composto por 4 semestres/módulos.
 
Faculdade de RH, o que estuda? Basicamente, a profissão Recursos Humanos exige que o profissional esteja apto a trabalhar com recrutamento, seleção, legislação trabalhista, avaliação de desempenho, por isso esses são alguns conteúdos estudados no Tecnólogo em RH.
 
Por isso, se você almeja se dedicar a essa área, a faculdade de RH é uma das melhores escolhas para começar!