Faculdade Phorte - 5 tendências da área de Administração e Negócios

5 tendências da área de Administração e Negócios

tendências em Administração

5 tendências da área de Administração e Negócios

Em momentos de incerteza, como este que estamos vivendo, apenas uma coisa é certa para todo mercado: a mudança. Você e o seu negócio estão preparados para as tendências futuras? Descubra com a gente!
 
Muitas dúvidas são levantadas sobre tendências, o que representa a pandemia para os negócios e aonde vamos chegar; em paralelo, muitas empresas já estão implementando as mudanças, mesmo sem exatidão do futuro, e, assim, reavaliando suas práticas e seus sistemas de gestão.

Tendências de administração e negócios para 2021

1. Responsabilidade socioambiental

De acordo com a Edelman Trust Barometer, 97% dos entrevistados esperam que o setor empresarial solucione algum problema social. Esses dados indicam que os brasileiros, cada vez mais, procuram marcas engajadas em alguma causa social. 
 
Dessa forma, uma gestão com o pensamento voltado às questões socioambientais pode representar uma tendência na administração de empresas e negócios, com a finalidade de garantir a diferenciação de mercado e o fortalecimento da imagem por meio da sustentabilidade empresarial.

2. Novas ferramentas digitais e as inteligências artificiais

Tudo sobre administração passa pelas ferramentas digitais, desde a gestão de pessoas, por exemplo, os recrutamentos online, até a análise e a integração de dados.
 
Com toda a certeza, a implementação de novas tecnologias como forma de dinamizar, facilitar e acelerar os processos no dia a dia de trabalho é uma das tendências mais expressivas para as empresas e para os negócios.
 
Tendo em vista que as profissões do futuro e o mercado de trabalho do futuro requerem um conhecimento aprofundado e uma aplicação das novas tecnologias, a gestão tende a se digitalizar cada vez mais.

3. Flexibilidade e home office

No início da pandemia pelo novo coronavírus, por conta do lockdown como forma de conter a doença Covid-19, 46% das empresas brasileiras adotaram o home office para continuar existindo. Mesmo antes da pandemia, milhões de pessoas já trabalhavam a distância, ou seja, de forma remota.
 
Nesse contexto, uma das fortes tendências é a adoção do home office e do nowhere office, que é o conceito do trabalho em qualquer lugar, flexibilizando, assim, o que conhecemos hoje por “local de trabalho”.
 
“Etiqueta Digital nas Relações em Home Office”, ouça o podcast Phorte Mercado com Renato Vieira, disponível no Spotify, no Anchor e no site da Faculdade Phorte, e fique por dentro do assunto! 
 

4. Análise de dados nas pequenas e médias empresas

Gestão com base em indicadores e análise de dados tendem a estar cada vez mais presentes nas pequenas e médias empresas brasileiras. Então, mesmo quando falamos das PMEs, que, geralmente, são empresas abertas pelo feeling, a tendência é que seja implementada a administração com base em dados concretos e análise do mercado.
 
Você também pode gostar de:

5. Soft skills no centro da discussão

De uns tempos para cá, as empresas estão precisando de profissionais com as chamadas soft skills, que compreendem as habilidades de relacionamento interpessoal, ou seja, as relações com os outros.
 
Desse modo, habilidades como resiliência, colaboração, empatia e intraempreendedorismo tendem a ser mais requeridas nos ambientes corporativos.
 
Em todas essas tendências, vemos as diversas nuances do que faz um administrador, isto é, das funções do administrador, bem como frentes e conceitos que todo gerente tem que dominar, para levar os negócios ao sucesso.
 
E assim percebemos a necessidade de profissionais qualificados no mercado, atuando nas subáreas da administração, por exemplo, na administração pública e na administração privada. Por isso, se o seu desejo é “Quero ser um administrador!”, a dica é: busque o conhecimento na área, comece por uma faculdade de Administração em São Paulo, por exemplo, que vai te proporcionar uma visão ampla e generalista da profissão.
 
Conheça o curso de Administração da Faculdade Phorte e veja que administração compensa!