Faculdade Phorte - 5 problemas gerados por não começar sua faculdade

5 problemas gerados por não começar sua faculdade

dificuldades na carreira

5 problemas gerados por não começar sua faculdade

São várias as dificuldades encontradas por pessoas que não possuem qualificação. Pensando nisso, separamos um “Top 5” de problemas causados por não se iniciar um curso de graduação.

1 - Menos oportunidades no mercado de trabalho

Você já deve ter ouvido falar que o mercado de trabalho é um ambiente extremamente competitivo, certo? Imagine que você esteja concorrendo a uma vaga de emprego com mais uma pessoa, e que esta já possui um diploma de graduação, diferentemente de você. Quem será que sairá na frente? Com certeza, a pessoa que for mais qualificada!
 
Profissionais que não possuem um currículo fortificado com uma bagagem de conhecimento teórico, geralmente são desvalorizados no mercado e, consequentemente, têm menos oportunidades de trabalho. 
 
A qualificação por meio da obtenção de habilidades técnicas e de conhecimentos teórico-práticos oferecidos em cursos superiores é muito valiosa para o mercado de trabalho. Então, a dica é clara: busque agora uma faculdade, pois essa pode ser sua porta de entrada para conquistar a tão sonhada vaga.
 

2 - Salários menores

Outro problema de não começar uma faculdade são os baixos salários. Segundo dados da Education at a Glance, pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma pessoa com formação superior pode ganhar 140% a mais do que aquelas que têm só o diploma de Ensino Médio. 
 
Claro que não é nada fácil iniciar um curso de graduação ganhando apenas o salário mínimo, porém, isso é sim possível, e logo você percebe que o esforço vale a pena.
 

3 - Desenvolvimento tardio de competências e habilidades

“Tempo é dinheiro”. Esta é uma frase muito popular e que diz muito sobre este outro problema gerado por não se ter um diploma de nível superior: o desenvolvimento tardio de técnicas e habilidades.
 
O quanto antes você iniciar uma faculdade, mais você estará capacitado para ocupar bons cargos no mercado de trabalho, que podem oferecer salários maiores, como vimos no tópico anterior.
 

4 - Dificuldades em construir uma carreira bem-sucedida

Você já deve ter ouvido falar que a graduação é o primeiro degrau para uma carreira de sucesso, não é mesmo? Pois é, o contrário também é verdade. 
 
Quando falamos em planejamento de carreira, existe um grande impasse ao não se concluir um curso superior, que é a estagnação. Essa palavra é uma vilã para se conseguir uma carreira de sucesso com estabilidade financeira.
 
As empresas estão, cada vez mais, investindo em capital intelectual. Desse modo, o conhecimento limitado, a falta de experiências e pouco networking limitam (e muito!) a construção de uma carreira sólida no mercado de trabalho.
 
Quando você possui um curso superior, pode até se programar para fazer um curso de pós-graduação na área, pois assim você nunca fica para trás! 
 

5 - Dependência da sorte para conseguir oportunidades

Como nem tudo na vida é sorte, você deve estar ligado na sua atualização profissional por meio da educação, para não ficar dependente, única e exclusivamente, do acaso.
 
Busque sempre se atualizar! Assim você consegue projetar e planejar uma carreira de sucesso, e evitar situações de insatisfação com seu emprego ou, ainda, com sua posição no trabalho.
 
Os tópicos apresentados até aqui nos fazem chegar a uma conclusão: a falta de um curso superior pode gerar diversos problemas, principalmente quando falamos do mercado de trabalho.
 
Aí vai um conselho da Phorte, sua faculdade na Bela Vista: se gradue!
 
Além disso, buscar sempre evoluir na educação também pode trazer pontos positivos na sua vida pessoal, como o desenvolvimento do senso crítico. 
 
Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!