Logo da Faculdade Phorte

1ª ação de rua do projeto “Bixiga – TransformAção Sustentável”

Imagem da notícia 1ª ação de rua do projeto “Bixiga – TransformAção Sustentável”

1ª ação de rua do projeto “Bixiga – TransformAção Sustentável”

A Faculdade Phorte, primeira faculdade do bairro da Bela Vista, é patrocinadora oficial do projeto “Bixiga – TransformAção Sustentável”, cuja apresentação teve grande aceitação dos moradores e de entidades da Bela Vista. A primeira ação de conscientização foi realizada no último sábado (20), quando os voluntários se reuniram em grupos e saíram por 30 ruas do bairro, consideradas as mais sujas de acordo com mapeamento realizado pelo projeto, para instruir os moradores e os comerciantes a como descartar seu lixo corretamente.

“Eu tive que colocar câmera lá no meu prédio, porque os moradores sabem que não podem colocar lixo, mas sempre dão de esquecidos”, disse uma moradora do bairro. “Eu tenho uma placa lá dentro, que eu mesma fiz, mas eles (moradores) saem de manhã e já saem com o lixo. Mas isso vai acabar!”, continuou ela.

Enquanto os voluntários caminhavam pelas ruas, a prefeitura realizou a varrição das calçadas, a limpeza de alguns pontos viciados de descarte irregular de lixo e de alguns bueiros. Intervenções artísticas também ocorreram em alguns pontos onde havia descarte irregular de lixo.

A ação de conscientização foi realizada até o início da tarde. Após o trabalho, a comunidade local pôde participar de diversas atividades culturais que aconteceram na Praça Dom Orione, como contação de histórias, samba de roda com a Casa Mestre Ananias, show da Bateria 013, desfile de moda sustentável, apresentação do DJ Tiago Costa e show Cordão do Barbosa.


LEIA TAMBÉM:

Apresentação do projeto Bixiga – TransformAção Sustentável é realizada na Phorte
Seja um jovem empreendedor com o curso de Administração da Phorte
Conheça a Faculdade Phorte, a faculdade da Bela Vista!
 

SOBRE O PROJETO

O projeto BIXIGA – TransformAÇÃO Sustentável foi criado para conscientizar a comunidade e tratar as causas do lixo espalhado pelas ruas do Bixiga. O lixo é considerado um dos maiores problemas do bairro, e esse projeto visa descobrir maneiras eficientes de efetuar o descarte correto do lixo, reduzir sua produção e praticar a reciclagem.  O projeto tem como base um estudo realizado por moradores do bairro, intitulado “Mapeamento do Lixo no Bixiga”, que analisou e fotografou 91 das 129 ruas que compõem o bairro da Bela Vista.
 

Os critérios usados para avaliação e classificação das ruas foram a existência de:

• pontos viciados de descarte de lixo;
• lixo colocado fora do horário;
• lixo jogado no chão das ruas;
• bitucas de cigarro jogadas nas ruas;
• árvores usadas como lixeiras;
• lixo mal embalado;
• sacos de lixo rasgados;
• descarte irregular de entulho de obra;
• descarte irregular de móveis;
• valetas e bocas de lobo sujas;
• fezes de animais nas calçadas.